Qual é o seu papel na escola?

Perguntado por: dsoares7 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

Ensinar ao aluno seus direitos e deveres com a sociedade. Formar cidadãos capazes de transformar a sociedade e torná-la mais justa. Instruir o aluno para que ele consiga construir uma boa carreira no mercado de trabalho.

O artigo prevê três objetivos básicos da educação: garantir o pleno desenvolvimento do indivíduo, prepará-lo para o exercício da cidadania e qualificá-lo para o mercado de trabalho. A educação no Brasil também objetiva desenvolver o cidadão com o apoio do Estado, da sociedade e da família.

Veja, a seguir, quais são elas!

  1. Participar das aulas ativamente. ...
  2. Estudar para as provas com antecedência. ...
  3. Ser proativo no tempo de estudos. ...
  4. Tirar as suas dúvidas durante as aulas. ...
  5. Fazer atividades extracurriculares. ...
  6. Usar a internet em prol dos estudos. ...
  7. Não tentar competir com os outros. ...
  8. Reservar um tempo para o lazer.

Necessidades básicas
Estar atualizado, constantemente estimulado e pronto para superar novos desafios; Superar as metas anteriores e ser cada vez mais eficaz; Ser mais visível, ter conquistas reconhecidas dentro da empresa e subir na carreira.

Um bom ambiente escolar tem a função social, então, de desenvolver o pensamento crítico do aluno. De fazê-lo pensar fora da caixa e reconhecer que, em várias situações cotidianas, não existem somente o “certo e o errado”. Assim, o estudante se torna ativo frente a sociedade, e não passivo.

Na corrente pedagógica renovada, também conhecida como Escola Nova, o aluno é o núcleo do aprendizado, no lugar dos mestres e da grade curricular. Este método nasce em contraposição à educação convencional, em fins do século XIX, no continente europeu e nos Estados Unidos.

A Constituição Federal de 1988 diz que a Educação é um direito de todos e dever da família e do Estado e que seu objetivo é garantir o pleno desenvolvimento da pessoa. Se cada um fizesse parte para cumprir com esse dever e assegurar esse direito, poderíamos promover a transformação por meio da Educação.

É a instituição que fornece o processo de ensino para discentes (alunos), com o objetivo de formar e desenvolver cada indivíduo em seus aspectos cultural, social e cognitivo.

A escola tem o papel de transmitir conteúdo, mas também proporcionar um ambiente que estimule o desenvolvimento social do indivíduo. Nela é possível, por exemplo, colocar virtudes em prática, principalmente se for aplicado na infância.

Há um estudo científico mencionado, de Atila Abdulkaridoglu, a atestar que para bons alunos, não é a escola que faz a diferença. “O que é bom já nasce feito”, a velha lição da sabedoria popular não é destituída de razão. É o aluno que faz a escola, não o contrário.

Assim como a família, a escola tem também sua fundamental importância para o aprendizado de todos nós, principalmente das crianças e adolescentes. A escola possibilita através da convivência uns com os outros uma troca de conhecimento, um amadurecimento intelectual e amistoso, contribuindo assim para o convívio social.

Tratar com respeito todas as pessoas, independentemente da idade. Não tocar em objetos alheios dispostos sobre a mesa sem a devida autorização do dono. Não entrar em conversas alheias, a não ser que seja convidado a opinar. Aguardar sempre o momento de falar e escutar atentamente o que é dito por outras pessoas.

Conheça 7 tipos de alunos e a importância da escola na formação deles!

  • Bagunceiro. Um tipo de aluno bem conhecido dos professores é o bagunceiro. ...
  • Estudioso. O estudioso é aquele tipo de aluno que não costuma dar trabalho. ...
  • Tímido. ...
  • Sociável. ...
  • Distante. ...
  • Agressivo. ...
  • Líder.

O papel social é um dos principais conceitos estudados pela sociologia. Refere-se às responsabilidades atribuídas a determinado indivíduo ou grupos sociais, ou seja, as ações que a sociedade espera de uma pessoa que ocupa certa posição.

Além da estrutura física, a escola precisa investir em acervo literário e didático, equipamentos para as salas e laboratórios e em tecnologia para gerir a escola com eficiência. Alguns exemplos de tecnologia são: Sistema de gestão escolar. Aplicativo de comunicação.