Qual é o setor terciário da Oceania?

Perguntado por: vornelas . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Setor terciário: Na economia australiana, destacam-se as atividades da indústria terciária, responsável por quase 70% da produção de riqueza local. As exportações são principalmente exportadas para a Ásia, com foco na Ásia, sendo que a China importa uma grande quantidade de combustível da Austrália.

As principais atividades para a captação de renda são o turismo, a agricultura, com plantações de subsistência e monoculturas de exportação, em especial de coco, cacau, café, mandioca e banana, além da pesca.

A Oceania é um continente formado por milhares de ilhas no Pacífico sul e se divide em três regiões: Melanésia (ilhas negras), Micronésia (ilhas pequenas) e Polinésia (muitas ilhas), além de Nova Zelândia e Austrália.

A Austrália é um país de Primeiro Mundo com maior destaque para o setor terciário em sua economia (comércio e serviços). No setor primário destacam-se as extrações de minérios como o ferro (noroeste), o carvão, bauxita, além do petróleo, para o qual ainda não há auto-suficiência.

Setor terciário
Em 2018, a Nova Zelândia recebeu 3,6 milhões de turistas internacionais. As receitas do turismo, neste ano, foram de US $ 11,0 bilhões.

O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

A divisão se dá entre os setores: primário, que diz respeito à agricultura, à pecuária e ao extrativismo; secundário, que corresponde à indústria; terciário, que agrega os serviços, formais ou informais, prestados nas mais diversas áreas, e também as atividades comerciais.

Setor secundário
Em 2019, a Austrália era o 47ª maior produtora de veículos do mundo (5,6 mil - o país praticamente não produz veículos) e o 27ª maior produtor de aço (5,5 milhões de toneladas).

Setor secundário: Na indústria secundária, além da produção de petróleo, vemos também que as indústrias básicas de aço e metalurgia são muito fortes. Como a Austrália, o turismo também é vital para a economia do país.

Turismo: é uma das atividades que mais gera emprego no país, empregando cerca de 500 mil pessoas. A Austrália recebe mais de 6 milhões de turistas ao ano, gerando uma receita de mais de 94 bilhões de dólares por ano e sendo considerado o principal serviço de exportação do país.

Turismo na Oceania
Com 14 países e mais de 20 mil ilhas e atóis, a Oceania tem muitos mais a oferecer em termos de turismo. Há outras praias fantásticas, florestas, montanhas e muito mais no Tahiti, na Tasmânia, Papua Nova Guiné, Bora Bora, Ilhas Marianas, Ilhas Carolinas e muitos mais.

As nações mais ricas são a Austrália e a Nova Zelândia, e entre as mais pobres estão Nauru e Tuvalu.

O setor secundário é responsável por fabricar em escala industrial produtos a partir da matéria-prima ou distribuir recursos essenciais para a população. Logo, são as fábricas e indústrias que transformam materiais gerados pelo setor primário em mercadorias.

O setor terciário da Ásia é basicamente formado pelas empresas de comércio e varejo de bens e serviços juntamente com aquelas que são prestadoras de serviços, seja para pessoas físicas ou para empresas.

O poder de compra da população europeia também contribuiu para o fortalecimento do setor terciário. Nesse setor, podemos citar os transportes, os bancos, os serviços de internet, o comércio, tanto interno como de importação e exportação e o turismo, que tem um grande peso nos ganhos desse setor.

Nova Zelândia

Nova Zelândia é um dos países mais desenvolvidos e habitáveis do mundo. A Nova Zelândia localiza-se a sudoeste do Oceano Pacífico.

O setor terciário é o responsável pela oferta de mercadorias e serviços. Ele é representado por atividades como educação, saúde, comércio e turismo. As atividades do terceiro setor têm como característica a grande participação na economia mundial.

Sua economia se baseia na mecanização do setor primário – pecuária e agricultura–, produção com uso de tecnologia de ponta em vinho, trigo e tabaco e industrialização das siderúrgicas, alimentos e petróleo, lembrando que a Austrália é a maior produtora de bauxita do mundo, que é utilizada na fabricação de alumínio no ...