Qual é o setor mais importante para a economia brasileira?

Perguntado por: acosta . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 16 votos

setor terciário

O setor terciário, é, atualmente, responsável por mais da metade do PIB e pela geração de 75% dos empregos, sendo o maior ramo da economia do país. Este setor é composto pela venda de produtos e pela prestação de serviços.

Setor terciário

3. Setor terciário. Responsável por mais da metade do PIB do Brasil e pela geração de 75% de empregos, o setor terciário é composto por venda de produtos e prestação de serviços.

Osetor primário envolve a agricultura, a pecuária e o extrativismo animal e vegetal. O secundário é o setor da indústria, da construção civil. O terciário é o mais amplo. Inclui o comércio e a prestação de serviços.

O setor primário é composto pelas atividades agropecuárias e extrativas, como a mineração e o extrativismo vegetal. Considera-se também que o processo de embalagem e transferência de mercadorias originárias desse setor, para o mercado ou para as indústrias processadoras, faça parte do setor primário.

Setor Quaternário
Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) Tecnologia da Informação (TI) Educação. Consultoria.

Em número de espécies de animais, o Brasil também se destaca, o que o classifica como o território de maior biodiversidade do planeta. Quanto aos aspectos econômicos do Brasil, destaca-se o fato de o país possuir um dos maiores PIBs (Produto Interno Bruto) do mundo, com US$ 2,2 trilhões.

O Segundo Setor é formado por empresas privadas. Seja na comercialização de produtos ou na prestação de serviços, são instituições que possuem finalidade lucrativa. Uma empresa de fundo de quintal, um banco, o pequeno e o grande mercado ou até uma multinacional imensa se enquadram neste bloco.

O setor terciário engloba turismo, serviços públicos, corretagem de imóveis, hospitais, restaurantes, escolas e atividades financeiras em geral. Os profissionais que exercem tais atividades, o fazem de modo a oferecerem um serviço útil ao consumidor, e não um produto final.

A maior participação do PIB continua sendo de São Paulo, com 31,2%, seguido de Rio de Janeiro (9,9%) e Minas Gerais (9%). Os outros estados do Sul aparecem com 6,2% (Rio Grande do Sul) e 4,6% (Santa Catarina).

Os maiores geradores de riqueza naquele ano foram: São Paulo (com uma fatia de 9,8% do PIB brasileiro), Rio de Janeiro (4,4%), Brasília (3,5%), Belo Horizonte (1,3%), Manaus (1,2%), Curitiba (1,2%), Osasco/SP (1,0%), Porto Alegre (1,0%), Guarulhos/SP (0,9%) e Campinas/SP (0,9%).

O setor secundário brasileiro se destaca hoje nos ramos automobilístico, siderúrgico, metalúrgico, petroquímico, de papel e celulose, alimentício, na construção civil e geração de energia elétrica.

O setor terciário é o que se refere ao comércio a aos serviços. É o setor mais firmado nos países desenvolvidos, pois é o grande responsável pelo desenvolvimento econômico e também é o que mais cresce nos países emergentes.

  • 3.1 Economia Mundial.
  • 3.2 Economia Mista.
  • 3.3 Economia do Desenvolvimento.
  • 3.4 Economia Política.
  • 3.5 Economia Industrial.

O primeiro setor da sociedade corresponde à esfera do poder público. Ou seja, é composto por órgãos, instituições e empresas estatais, a exemplo de prefeituras, governos estaduais, fóruns jurídicos e assim por diante.