Qual é o ser vivo mais velho da Terra?

Perguntado por: vjaques . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 6 votos

Mesmo que o seu nome não seja muito conhecido, esse é um animal famoso entre os estudiosos, e o motivo é muito simples: ela consegue viver de 5 mil a 18 mil anos. Não dá nem para imaginar viver tudo isso, não é mesmo? Por isso, essa espécie ganha de lavada o título de animal mais velho do mundo.

Confira alguns dos registros abaixo.

  • 1 – Llareta – Deserto do Atacama – Chile. ...
  • 2 – Welwitschia mirabilis - Namíbia. ...
  • 3 – Yucca de Mojave – Califórnia. ...
  • 4 – Pinheiro Bristlecone. ...
  • 5 – Grama Posidonia oceanica. ...
  • 6 – Banco de musgo da Antártica. ...
  • 7 – Estromatólitos da Austrália. ...
  • 6 dos menores animais do mundo.

Mas o prêmio de animal com maior expectativa de vida no mundo fica com um tipo de molusco bivalve cujo nome cientifico é Arctica islandica. Graças a seu metabolismo (bem) lento, o animal vive aproximadamente 400 anos.

Sabemos hoje que o primeiro ser vivo foi provavelmente muito semelhante aos micro-organismos procariontes modernos, classificados como bactérias e arqueias.

Um pinheiro bristlecone batizado de Matusalém, encontrado nas montanhas da Grande Bacia, na Califórnia, nos EUA, tem 4.850 anos.

Dickinsonia, o primeiro animal do mundo, pertence a um período histórico que começou há 635 milhões de anos. Escrito e verificado por o veterinário Eugenio Fernández Suárez.

Chimpanzé Com um DNA que se diferencia muito pouco do homem, o chimpanzé é conhecido por ser o animal mais inteligente em terra.

A vespa-do-mar é considerada a criatura mais perigosa do mundo, se considerado o potencial de seu veneno, que pode facilmente matar um humano, levando-o à paralisia e, muitas vezes, ao afogamento. Estima-se que aconteçam entre 25 e 50 fatalidades todos os anos com essa espécie.

Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies.

Crocodilo. Você sabia que os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros em termos de evolutivos? Sua origem é datada de 230 milhões de anos atrás. Seus ancestrais conviveram com os dinossauros mas os crocodilos modernos evoluíram há 84 milhões de anos e mudaram pouco desde então.

Mônaco. Quem vive no Principado de Mônaco, segundo menor país do mundo, pode chegar a viver 89,52 anos em média - a maior longevidade calculada pelo com o CIA World Factbook, publicação anual da Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos.

1) Okinawa, Japão
Os Japoneses sempre se destacam nos rankings mundiais em longevidade, muito acima de outras regiões, pois possuem uma expectativa de vida de 84 anos. A dieta deles é um dos fatores que contribui para índices tão elevados, com a predominância de legumes frescos, arroz e peixe.

Então, porque vivemos muito mais do que isso? A resposta é simples: uma combinação de avanços na medicina, mudanças no estilo de vida e melhor alimentação aumentaram nossa “validade”.

Pelo que sabemos, os humanos surgiram na África Oriental há cerca de 2,5 milhões de anos, no final do Plioceno, período que compreende de 5 a 2 milhões atrás. Eram, provavelmente, Homo habilis evoluídos do Australopithecus, nosso ancestral macaco.

Ela supõe que antes das células modernas, o RNA era o material genético e era ele que catalisava as reações químicas nas células primitivas. Apenas posteriormente é que o DNA tornou-se o material genético e as proteínas os maiores componentes estruturais e catalisadores das células.

Supõe-se que a origem das células eucariontes a partir de organismos ancestrais procariontes anaeróbios, deva ter ocorrido, há cerca de 1,7 bilhões de anos.

Determinar com mais precisão qual a idade do Universo é um desafio que há décadas mobiliza cosmólogos e astrofísicos. A partir do século 21, a estimativa mais aceita é a de aproximadamente 13,8 bilhões de anos. Porém, há quem sustente que o Big Bang teria ocorrido centenas de milhões de anos depois.

Confira as 6 coisas mais antigas que existem no mundo

  1. Grãos de zircão (4,4 bilhões de anos) ...
  2. Filamentos de hematita (3,75 bilhões de anos) ...
  3. Estromatólitos (3,5 bilhões de anos) ...
  4. Montanhas Barbeton Makhinjwa (3,6 bilhões de anos) ...
  5. Lago Zaysan (60 milhões de anos) ...
  6. Mandíbula UR 501 (2,5 milhões de anos)

Rinoceronte Negro do Oeste Africano
O rinoceronte negro do oeste africano é o animal mais recentemente extinto desta lista. Em 2011, esta subespécie desapareceu de seu habitat.

Logo, juntamente com répteis e anfíbios, os peixes não seriam capazes de sentir dor.