Qual é o sentimento mais raro?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.3 / 5 14 votos

o amor

o amor é o sentimento mais raro que existe, quando se tem amor não precisa de mais nada.

Tipos de emoções e sentimentos

  • Alegria.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Raiva.
  • Nojo.
  • Desprezo.
  • Surpresa.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

O amor

O amor é o melhor sentimento que existe e é nele que encontramos toda força, coragem e motivação para tudo em nossas vidas...

Existem três tipos: as primárias, as secundárias e as de fundo. Primárias: são aquelas facilmente perceptíveis pelas pessoas, como o medo e a alegria. Secundárias: não são tão fáceis de notar, como por exemplo, o nervosismo, a culpa ou a vergonha.

Alegria, medo, tristeza e raiva: a importância das 4 emoções básicas.

O ódio a si mesmo e o problema da autoestima
A maioria das pessoas que se odeiam enxergam a si mesmos como diferentes, mas não de uma forma positiva ou especial e sim em um sentido negativo. Mesmo aquelas pessoas que parecem bem ajustadas e de bem consigo podem nutrir sentimentos profundos sobre não se gostar.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo.

Paul Ekman (2003) e Damacio (2012) identificam emoções básicas ou primárias, de localização no sistema límbico, como: a alegria, a tristeza, o medo, a surpresa, o nojo, o desprezo e a raiva. Elas são inatas, evolutivas e universais.

Robert Plutchik

As 27 emoções foram identificadas pelo pesquisador americano Robert Plutchik. Existe uma teoria famosa na psicologia de que existem seis emoções básicas e universais entre os seres humanos: felicidade, tristeza, medo, surpresa, raiva e nojo.

Agora que já entendemos a diferença entre emoções e sentimos e quais são as emoções base é importante entender como isso funciona dentro do nosso organismo. No primeiro tempo, você sente alguma das 5 emoções básicas: raiva, medo, alegria, tristeza ou afeto.

Sentimentos como raiva, rejeição, desprezo, eterna insatisfação, angústia, medo, sentimento de inferioridade, ódio, vingança, prazer com a dor do próximo (já que se você não puder ter alegria, ninguém mais também pode ter essa chance)…

O pior sentimento do ser humano não é a inveja, mas sim a indiferença!

Amor é um conjunto de emoções e comportamentos caracterizado pela intimidade, paixão e comprometimento. Ele envolve cuidado, proximidade, proteção, atração, afeto e confiança. O amor pode variar em intensidade e mudar com o tempo.

Os sentimentos são reações biológicas provocadas por ações direcionadas à pessoa. Ou ainda, por causas internas do próprio organismo. Contudo, em geral, o sentimento ruim tende a ser causado por questões externas. Em especial, associadas a outras pessoas do seu convívio.

Podemos apontar quatro emoções básicas: felicidade, tristeza, ansiedade e raiva. Para identificar suas emoções, antes de qualquer coisa você precisa conhecer aquilo que está sentindo. Para isso, o primeiro passo é se perguntar, com sinceridade, o que está realmente se passando contigo.

O medo é outra situação que afeta nossos órgãos, geralmente o rim e a bexiga sofrem com ele. É comum ver alguém urinar nas calças de medo em situações mais drásticas. Isso significa que esses dois órgãos tiveram seu funcionamento afetado. Coração e pulmão também são muito afetados pelas emoções.

Reações fisiológicas como tremores, sudorese, falta de ar, taquicardia, boca seca, dor de barriga, tensão muscular, além de liberação de endorfina e aumento do cortisol, podem ser associadas a emoções. “Os problemas de saúde física podem colocar os indivíduos em uma situação emocionalmente difícil.