Qual é o sentimento mais perigoso?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

ódio

No estágio mais agudo, este sentimento ganha uma versão extrema e perigosa: o ódio! Que como dito popular, é capaz de cegar e despertar os mais primitivos instintos, afinal, literalmente, o ódio mata. Mata pessoas, relacionamentos.

O melhor sentimento do mundo é a felicidade. Nela encontramos a paz, amor, sucesso, amigos. Nela podemos ser nós mesmo. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

Elas são o medo, a tristeza, a alegria, a raiva e o nojo.

Não é fome, é languishing. Durante nossa vida experimentamos diversos sentimentos. O que muitos não sabem é que, às vezes, podemos experimentar a falta desses sentimentos, e para isso damos o nome de languishing.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.

Resposta: Na vida há muitos outros sentimentos, como o carinho, a emoção, o medo ou a raiva. Contudo, o amor é realmente o sentimento que unifica tantas emoções, que acaba sendo vital para nós.

De todos os sentimentos existentes, o amor é certamente o mais forte deles, o amor consegue unir sonhos, realidades e ideais.

As emoções consideradas negativas são as reações imediatas a um momento considerado desagradável para o indivíduo. Arrependimento, preocupação, desespero, frustração, decepção, vergonha e estresse são alguns exemplos.

As principais emoções são chamadas de primárias, manifestadas e reconhecidas universalmente em todas as culturas e geralmente incluem:

  • Alegria.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Raiva.
  • Nojo.
  • Desprezo.
  • Surpresa.

Em alguns casos, a vontade de sumir pode ser um sinal de um problema de saúde mental subjacente, como depressão, ansiedade, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou transtorno de personalidade borderline (TPB).

Languidez ou lassidão é um termo usado para descrever um estado de vazio, falta de ânimo, um estado de espírito cansado diante dos acontecimentos do cotidiano e da vida. É um estado de apatia entre a depressão e a ansiedade. Na depressão, as pessoas sentem uma paralisação que suga as energias.

Existem diversos fatores que podem causar dormência emocional. Dessa forma, as causas mais comuns são depressão e ansiedade e níveis severos de estresse. Também, o transtorno de estresse pós-traumático, que pode estar ligado à depressão e à ansiedade, pode fazer com que você se sinta “vazio”.

O ódio a si mesmo é um sentimento bem comum hoje em nossa sociedade. Para uma relativa maioria, a expressão “você é seu pior inimigo” contém muita verdade. Trata-se de um problema de autoestima e uma realidade que muito limita a vida das pessoas e seus sentimentos, afirmam os psicólogos.

As emoções encontradas foram: admiração, adoração, apreciação estética, diversão, ansiedade, temor, estranheza, tédio, calma, confusão, desejo, nojo, dor empática, encantamento, inveja, excitação, medo, horror, interesse, alegria, nostalgia, romance, tristeza, satisfação, desejo sexual, simpatia e triunfo.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

Amor é a experiência de se sentir conectado ou ligado a outra pessoa. Essa conexão inclui proximidade emocional ou intimidade. A luxúria, por outro lado, não vem com esse tipo de apego: é um sentimento impulsionado, principalmente, pelo desejo físico e está enraizado no momento.

De acordo com Klinjey, o amor só pode ser conquistado se antes tiver o respeito e admiração. Para a geração passada, o respeito era mais importante que o amor.