Qual é o sentido de UAI e trem?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.7 / 5 8 votos

Levando em conta este cenário, o uai seria um aportuguesamento da expressão “why”, que significa “porque” e tem a pronúncia praticamente idêntica à da expressão mineira, além de ser usada em alguns contextos parecidos.

A gíria trem significa qualquer coisa. Geralmente utilizamos a expressão quando esquecemos a palavra correta que deveria usar. Veja também o que significa a gíria uai. Quem já fez uma viagem para Minas Gerais ou para Goiás, com certeza já ouviu (provavelmente várias vezes) a gíria trem.

Tem o mesmo significado de “trem” para os mineiros e “bagulho” para os paulistas, ou seja, serve para substituir a palavra coisa. Exemplo: Eu separei aquela parada que você pediu! Também pode ser usado como “isso mesmo”, “é isso aí”, como uma forma de concordar com algo que uma pessoa está dizendo.

1. Trem. Um clássico mineiro, trem pode significar praticamente qualquer coisa, objeto ou comida. Tudo pode ser um trem.

Resposta: Essa palavra inglesa veio do Latim train, do Latim traginare, uma forma do verbo trahere, “puxar, arrastar”. O Português a adotou como trem.

Minas Gerais é assim: na roça ou na cidade, homem ou mulher, adulto ou criança, todo mundo fala “uai”. Essa palavrinha com três vogais é usada pelos mineiros nas mais diversas situações: para expressar dúvida, espanto, surpresa e praticamente qualquer outro sentimento.

Popularmente, é consenso acreditar que a origem de uai se deu em Minas Gerais. De fato, existem evidências de que essa expressão teria se inserido no dialeto mineiro a partir do contato dessa comunidade com imigrantes ingleses e italianos no século XIX.

Reza a lenda, que os mineiros tinham muita dificuldade em entender a língua inglesa e os ingleses, por usa vez, viviam indagando sobre o “porquê” de tantos problemas nas obras. Os mineiros passaram a associar o “why”, que significa porquê, em inglês, e tem o mesmo som do uai, a uma expressão de surpresa.

O Pinta tudo 5 em 1 da Drylevis é um esmalte anticorrosiva base d'água de baixo odor, antimofo de alta durabilidade indicada para diversos tipos de substratos indicada principalmente para aplicação sobre superfícies metálicas, produto conforme a norma ABNT NBR 11702:2019.

A gíria "trem" surgiu no estado de Minas Gerais, no Brasil. Ela é usada para se referir a algo que é bom ou legal. A origem exata da gíria é desconhecida, mas acredita-se que tenha surgido entre jovens e tenha se popularizado na década de 1990.

8 bafagem, comboio, traste.

Zé Ruela é uma gíria para adjetivar uma pessoa passiva, que não consegue pensar numa solução para resolver uma situação difícil. Pode ser também uma pessoa desprovida de sabedoria, que é lenta de raciocínio.

“Perreco”, ”Moiado”, “Sem visão”. Você sabe quais são os sentidos dessas frases? Se você é cria das quebradas do Rio de Janeiro e São Paulo, provavelmente ouviu alguém falar e consequentemente consegue saber os significados de cada gíria usada na periferia.

Usa-se “a gente” como pronome de tratamento de primeira pessoa do plural, substituindo o pronome pessoal “nóis”.

Uai, sô, que trem bão!

Continuar lendo Que mineiro fala uai?