Qual é o sentido da expressão falar da vida alheia?

Perguntado por: dmartins . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.3 / 5 11 votos

A maioria das pessoas está habituada a “falar da vida alheia” ou “fofocar”. Sem se dar conta de que existem objetivos e repercussões ocultas. Uma delas é tirar o foco de si, evitando, assim, se expor e confrontar-se com seus próprios defeitos e aspectos a serem melhorados.

As pessoas cuidam da vida alheia pra compensar a frustração de suas vidas fúteis. Algumas pessoas deveriam deixar de se meter, cuidar ou falar da vida dos outros, afinal podem acabar esquecendo de suas próprias vidas e as perdendo. Vai cuidar tanto da vida dos outros, quando notar a sua já tem passado.

A forma [alheia]pode ser [feminino singular de alheio] , [segunda pessoa singular do imperativo de alhear] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de alhear] .

Compartilhe: Quem fala muito mal dos outros, geralmente é uma pessoa muito insegura com a própria vida. Ao levantar todas as falhas alheias, ela sente que diminui a carga negativa dos próprios erros, e se coloca em uma posição de mentora, aquela que tudo sabe.

2 absorta, distraída, desatenta, alheada, enlevada, abstraída, desinteressada, indiferente. Que está isenta de algo: 3 isento, livre, liberta, desobrigada, desembaraçada, desligada.

Crimes. Calunia, difamação e injúria são crimes aos quais podemos ser levados por meio da fofoca, crimes para os quais há pena prevista de 1 mês a 2 anos de detenção. Quando falamos da vida de alguém, dizendo falsamente que ele fez algo que é considerado crime, estamos cometendo uma calúnia.

5 Dicas Para Parar de Falar Mal dos Outros e Se Concentrar na Sua Própria Vida

  1. 1 – Identifique o Motivo Pelo Qual uma Pessoa Te Incomoda. ...
  2. 2 – Coloque-se no Lugar do Outro. ...
  3. 3 – Reflita Sobre as Consequências de Falar Mal dos Outros. ...
  4. 4 – Saiba Diferenciar Comentários de Fofoca. ...
  5. 5 – Fale Diretamente Com a Pessoa.

"Reclamar e falar mal pode ser um forma de inveja, que acaba minando a nossa confiança e ego”, adverte Nicci Roscoe, de The Mind Makeover Artist. "Essa prática pode dominar a sua vida se você permitir e o estresse que isso traz resultará em falta de sono e exaustão, o que pode afetar o seu trabalho e vida pessoal”.

Cuide do seu corpo, da sua mente, do seu espírito e de seus investimentos, mas nunca cuide da vida alheia, então será bem sucedido. Vai cuidar tanto da vida dos outros, quando notar a sua já tem passado. O tolo perde o seu tempo cuidando da vida alheia. Já o sábio ganha o seu tempo florescendo por dentro.

A dependência e a cooperação entre nós aumentaram a nossa capacidade de sobreviver em circunstâncias ambientais adversas. Embora as ameaças de sobrevivência destas circunstâncias tenham diminuído no mundo de hoje, continuamos a ter a necessidade de nos ligarmos um aos outros.

Atitudes de cuidado e atenção ao outro, são atitudes de amor e por si, fazem a vida ser mais saudável e nos torna mais humanos, ajudando a ambos viver melhor. Sejamos mais sensíveis ao cuidado, mais solidários, mais prestativos…

A vergonha alheia é um sentimento de constrangimento ao presenciar alguma situação embaraçosa feita por outro indivíduo que, normalmente, não percebe o quanto ridículo, estúpido, ignorante ou vergonhoso foi o seu ato.

A expressão significa não conseguir evitar algo, mesmo que a intenção seja essa. Mesmo que quisesse mudar algo, estava alheia à vontade daquelas pessoas.

1) Que pertence a outra pessoa (#Pv 7.5). 2) Estrangeiro (#Hb 11.9).

Como são perfeitas as pessoas que falam mal dos outros.