Qual é o sensor ideal para ambientes externos?

Perguntado por: ppilar . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.6 / 5 10 votos

Pela forma de detecção, esses sensores podem ser aplicados em locais diversos, como ambientes internos, externos e semiabertos, mantendo apenas cuidados essenciais na instalação do dispositivo para eliminar a ocorrência de disparos acidentais.

Os sensores de barreira conseguem detectar a intrusão de pessoas, animais e veículos em uma determinada área de onde estiverem instalados. Esses equipamentos possuem a capacidade de detectar movimentos através da emissão de luz infravermelha e utiliza um transmissor e um receptor de sinais que são invisíveis a olho nú.

Para escolher corretamente o sensor de presença, é preciso saber em qual local ele vai ser instalado. Uma vez que variando o local, muda também a possibilidade da presença de umidade e poeira, consequentemente o grau de proteção (IP) necessário.

Tipos de sensores e suas aplicações

  • Sensores indutivos. Adotados para detectar elementos metálicos, como ferro, alumínio, aço, latão, etc. ...
  • Sensores capacitivos. ...
  • Sensores Fotoelétricos. ...
  • Sensores de Fibras Ópticas. ...
  • Sensores Lasers. ...
  • Sensores Ultrassônicos. ...
  • Sensores Transdutores Lineares.

O sensor de corrente TC ZHT103 é uma solução simples, eficaz e de baixo custo para medidas de corrente elétrica em placas de circuitos eletrônicos. Com encapsulamento disposto de pinos Through-Hole, o sensor de corrente TC ZHT103, permite o monitoramento de corrente diretamente em circuitos eletrônicos.

RVDTs/RVITs são transdutores de deslocamento angular sem acoplamento mecânico interno, compostos de um rotor e enrolamentos especiais. Sua construção elimina a necessidade de anéis retentores, enrolamentos no rotor, comutadores ou cursores de contato que podem degradar com o tempo e reduzir a confiabilidade do sensor.

As vantagens do infravermelho estão no baixo custo dos componentes de transmissão e no fato de a tecnologia não sofrer interferências de aparelhos elétricos próximos. Uma desvantagem é a possibilidade de interrupção da transferência de dados caso algum objeto interponha-se entre os aparelhos emissor e receptor.

Os sensores de presença geralmente são instalados no teto, próximos às lâmpadas ou lustres, mas podem também ser colocados nas paredes. Eles também podem ser utilizados em qualquer tipo de lâmpadas, como: incandescentes, fluorescentes, mercúrio e lâmpadas LED.

Entre os sensores mais utilizados na indústria estão os sensores de presença e de movimento. Sensores de presença detectam a presença de pessoas ou objetos em uma área monitorada. Detectores de movimento respondem somente ao movi- mento de objetos ou pessoas.

Utilizando sensores ópticos, são emitidos raios de luz, que ao serem refletidos pelo objeto que se deseja medir a distância são detectados por um receptor. Tal receptor, por sua vez, identifica a posição do raio refletido.

O sensor ultrassônico é usado para medir a distância entre objetos, e também pode ser usado para detectar objetos em movimento. Ele funciona emitindo ondas sonoras de alta frequência e analisando o eco dessas ondas.

O sensor indutivo de distância analógico, por exemplo, além de averiguar a proximidade dos objetos (em um intervalo de 0,2mm a 50mm), consegue distinguir variações nos materiais do mesmo. Por funcionar sem contato, é livre de desgaste e tem longa vida útil.

Os sensores de presença com fotocélula possuem um alcance em media de 7 metros, ou seja, a luz irá acender automaticamente quando houver movimento dentro de um raio de até 7 metros .

Suporta: 500 Watts em 127 volt e 1000 Watts em 220 volts lâmpada incandescente. 160 Watts em 127 volt e 320 Watts em 220 volts lâmpada fluorescente.

O tempo em que ela fica ligada pode ser programada na instalação dela. O ideal é deixar poucos minutos para evitar que ela fique ligada desnecessariamente, mas há algumas alternativas de tempo que pode ser configurado para o funcionamento dela ligada.

Além disso, o sensor de nível deve apresentar resistência às condições de pressão e temperatura do processo e possuir um sinal de saída compatível com a cadeia de medição: saída analógica ou digital, visor ou não, existência de um relé de saída, etc.

Sensores infravermelhos passivos (IVP)
Pela forma de detecção, esses sensores podem ser aplicados em locais diversos, como ambientes internos, externos e semiabertos, mantendo apenas cuidados essenciais na instalação do dispositivo para eliminar a ocorrência de disparos acidentais.

Conheça os diferentes tipos de sensores de segurança

  • Sensor de presença. Esse é, sem dúvida, o sensor mais conhecido e utilizado em sistemas de segurança. ...
  • Sensor Magnético. ...
  • Sensor de fumaça.

O sensor capacitivo funciona medindo a diferença de potencial elétrico entre dois pontos em um objeto. Quando uma carga elétrica é aplicada, o campo elétrico do objeto é alterado. Essa alteração no campo elétrico pode ser detectada pelo sensor capacitivo.