Qual é o segredo de um casamento feliz?

Perguntado por: evarela2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 8 votos

"O Segredo de um Casamento Feliz" é um projeto de Formação Pessoal e Espiritual para casais que desejam edificar suas famílias com base nos Princípios do Evangelho, na vida dos Santos e segundo a orientação da Santa Igreja Católica.

Carinho, atenção, diálogo, cumplicidade e harmonia são alguns dos ingredientes que tornam o dia a dia do casal mais amoroso. Apesar de clichê, uma relação deve ser alimentada e tratada com cuidado todos os dias.

Se esforcem para ver o lado bom em tudo
Quando a tensão teimar em bater à porta, se esforcem para ver o lado bom de tudo o que já construíram juntos. Se vocês têm alguém ao lado em que podem confiar, que disse "sim" para este amor, isso já é algo a se ter em conta. E a celebrar!

Amor, paixão, fidelidade, cumplicidade, companheirismo, afeto e carinho são alguns dos ingredientes mais importantes para a união de duas pessoas em um casamento.

O casal precisa ter interesses em comum, respeitando os interesses individuais. Respeitando a individualidade de cada um, faz muito bem ao relacionamento e é importante para manter o casal em sintonia e feliz.

Princípios do Casamento

  • Definição dos princípios do casamento. Com relação ao casamento, é difícil determinar princípios específicos, tendo em vista a controvérsia jurídica em torno do tema. ...
  • Princípio da afetividade. ...
  • Solidariedade familiar. ...
  • Igualdade entre os cônjuges. ...
  • Princípio da monogamia.

O que é mais importante na vida de um casal? Para um casal, é importante ter alguém com quem dividir as alegrias e os problemas. Alguém que esteja disposto a ouvir, dar conselhos e apoiar sempre que preciso. É importante também que cada um respeite o espaço do outro e que haja uma boa communication entre os dois.

Tem orgulho de serem vistos juntos - Existe uma enorme diferença entre carinho em público e exagero, mas o mais importante é que não tenha vergonha de mostrar para ninguém o relacionamento que ambos construíram. Ligam um para o outro - Um telefonema ou uma mensagem acaba por ser uma demonstração de afeto.

De acordo com o artigo 1.566 do Código Civil, ambos os cônjuges têm o dever de fidelidade recíproca, vida em comum no domicílio conjugal, mútua assistência, sustento, guarda e educação dos filhos e respeito e consideração mútuos.

O 1º motivo é a falta de atenção que está deixando de dar para o seu cônjuge. Dar atenção não é apenas estar ao lado, comprar um presente, ou dar um bom dia diferente. Dar atenção ao seu parceiro(a), é além disso tudo, estar constantemente ligado a ele.

4 atitudes que desgastam o casamento

  • Manter segredos. Você costuma apagar e-mails, mensagens de texto, registros telefônicos ou histórico do navegador para que seu parceiro não veja? ...
  • Não conversar. A intimidade envolve boa comunicação e conhecimento mútuo. ...
  • Focar excessivamente nos filhos. ...
  • Procurar distrações demais.

6 principais motivos que podem acabar com o casamento – e o que fazer para voltar a ser feliz

  • Objetivos de vida diferentes.
  • Falta de desejo sexual.
  • Divergências de ideias na educação dos filhos.
  • Problemas financeiros.
  • Falta de admiração mútua.
  • Infidelidade.

Respeito. Esta é a base principal de um relacionamento. Sem respeito, não existe amor, já que somente através do respeito podemos chegar a amar o outro. Respeito às opiniões, respeito ao jeito de ser, respeito às vontades.

8 pequenas atitudes para melhorar o casamento

  1. Ter tempo para o outro. ...
  2. Sem gritos. ...
  3. Admitir os erros. ...
  4. Rancor não leva a nada. ...
  5. Alimente o amor. ...
  6. Críticas construtivas. ...
  7. Saber agradecer. ...
  8. Dar o melhor de si.

Dicas para ter autocontrole no relacionamento

  1. Cultive o amor próprio. Se você não é capaz de se amar e se aceitar, também não será capaz de amar e aceitar o outro. ...
  2. Invista em sua Inteligência Emocional. ...
  3. Conheça seu parceiro. ...
  4. Fale dos seus sentimentos. ...
  5. Aprenda a respirar. ...
  6. Sonhem juntos.

É preciso ter em mente que uma das bases do verdadeiro amor é o respeito. Aliás, este sentimento nunca deve servir de justificativa para desrespeitarmos alguém. Por mais que você ame o seu parceiro(a), se não houver respeito mútuo no seu relacionamento, então talvez este não deva se prolongar por muito mais.