Qual é o salmo para acalmar?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.6 / 5 9 votos

Salmo 94:18-19 – Quando eu disse: Os meus pés escorregaram, o teu amor leal, SENHOR, me amparou! Quando a ansiedade já me dominava no íntimo, o teu consolo trouxe alívio à minha alma. Medite nestas palavras por um momento.

Os 7 Salmos mais poderosos são os seguintes: Salmo 91 - Para receber proteção divina para você e sua família. Salmo 23 - Para prosperidade financeira. Salmo 7 - Para anular inveja e afastar inimigos.

Saber lidar com a angústia passa por autoconhecimento, controle socioemocional e, claro, conexão com Deus, pois a fé tem o poder de acalmar pelas certezas que garante. Se conheça, respeite o seu tempo e “buscai ao Senhor enquanto se pode achar” (Isaías 55,6).

“Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus” (Filipenses 4, 6-7).

Vem, Espírito Santo! Sobre o meu coração, trazendo consolo, e fazendo com que ele se acalme. Preciso de sua presença em meu ser, pois sem Ti eu não sou nada, mas, com o Senhor eu posso todas as coisas. O Senhor é quem me fortalece!

Acalma minha alma, Senhor, e toma minha vida em Tuas mãos. Conduza-me para que eu não me perca nos caminhos tortuosos do desespero e da angústia, que, insistentes, batem à porta de meus pensamentos e de meu coração. Acalma minha alma, Senhor, equilibra minhas energias e fortalece meu espírito.

O Salmo 91 é utilizado para atrair a proteção divina e fortalecer a fé cristã e está entre os mais famosos das escrituras sagradas. Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Onipotente descansará. Direi do Senhor: Ele é o meu Deus, o meu refúgio, a minha fortaleza, e nele confiarei.

2 – Salmos 46, 1-5
“Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia. Portanto não temeremos, ainda que a terra se mude, e ainda que os montes se transportem para o meio dos mares. Ainda que as águas rujam e se perturbem, ainda que os montes se abalem pela sua braveza.

Salmos 27:14
Porém, ele sempre mantinha a esperança nas promessas de um Deus presente e consolador. Por isso, quando você se sentir desanimado ou fraco na fé, lembre-se da experiência de Davi e de como ele se apegava às promessas de Deus.

A Bíblia diz em Isaías 30:15: “Pois assim diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: Voltando e descansando, sereis salvos; no sossego e na confiança estará a vossa força. Mas não quisestes.” A justiça produz paz e uma confiança calma.

Jesus Cristo apresenta uma alternativa para vencer a ansiedade: “buscai, pois, em primeiro lugar, o reino de Deus e a Sua justiça, e todas estas cousas vos serão acrescentadas” (v. 33). Este é um ato de fé: buscar o Seu reino e Sua justiça, e crer que as demais coisas serão acrescentadas.

(Salmos 126:5-6) – Até os tempos mais difíceis passam. A alegria de Deus sempre vence. 7- Deus tem um plano para você – 'Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês, diz o Senhor, planos de fazê-los prosperar e não de causar dano, planos de dar a vocês esperança e um futuro.'

Isaías 7:4 ARA. e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem se desanime o teu coração por causa destes dois tocos de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim, e da Síria, e do filho de Remalias.

não temerei perigo algum, pois tu estás comigo; a tua vara e o teu cajado me protegem. O Senhor é a minha luz e a minha salvação; de quem terei temor?

O responsável por esse efeito é a adrenalina.

Angustia e falta de interesse nas coisas que gostava fazem parte dos sintomas de vários transtornos mentais, inclusive a depressão. Para conhecer melhor o que está lhe acontecendo recomendo procurar um Psicólogo, caso esse profissional entenda ser necessário ele poderá recomendar também uma avaliação psiquiátrica.

Em geral, essa sensação de que algo ruim irá acontecer pode estar ligada a transtornos psicológicos. Entre eles, destacam-se a depressão, a ansiedade e a síndrome do pânico. Independentemente da causa, porém, os sintomas são fortes e dificultam a rotina do indivíduo.

Dra Ana Escobar

  1. Ouça a pessoa. Deixe-a falar sem interromper. ...
  2. Evite frases do tipo “eu falei que isso ia acontecer”, ou “a culpa é toda sua”. Em um primeiro momento dificilmente as pessoas estão abertas para reconhecer os próprios erros. ...
  3. O silêncio solidário é muitas vezes um grande companheiro.

Protetora contra raios, trovões, tempestades e mortes repentinas. Ó Santa Bárbara, que sois mais forte que as torres das fortalezas e a violência dos furacões, fazei que os raios não me atinjam, os trovões não me assustem e o troar dos canhões não me abalem a coragem e a bravura.