Qual é o salmão verdadeiro?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Qual é o salmão verdadeiro? O salmão selvagem é natural das costas do Atlântico Norte e Pacífico e se alimenta de maneira mais natural. Nasce em água doce, desloca-se para o mar e retorna para a água doce em época de reprodução. Por viver de maneira natural, ele se alimenta de peixes, algas e crustáceos.

Bijupirá ou Cobia é como este peixe nativo das águas brasileiras é conhecido no País. Com a aparência de um pequeno tubarão, esta espécie apresenta carne branca, textura elástica, sabor suave e filés de mais de um quilo. E as vantagens não param por ai.

Salmão Inteiro Fresco – R$73,90Kg.

Salmão inteiro: Para saber se o peixe está em bom estado, aperte a barriga para saber se a carne está firme. Outro detalhe é a avaliação das escamas, que devem ser firmes e oferecer resistência ao serem arrancadas com a mão. Os olhos devem estar brilhantes e a guelra avermelhada.

truta salmonada

Apesar das parecenças, o salmão e a truta salmonada, têm algumas diferenças que saltam à vista. A truta salmonada tem uma cor mais intensa do que o salmão, graças ao chamado processo de “salmonização”.

Por que não tem salmão no Brasil? No Brasil, a dificuldade em se produzir salmão é devido a temperatura das águas dos rios. De acordo com a pesquisadora Yara Aiko Tabata, os salmonídeos, que englobam salmões e trutas que existem no país fazem o ciclo de vida completo em água doce.

Salmão Chinook do Alasca (também conhecido como salmão-rei), salmão Coho e salmão sockeye são três espécies de salmão selvagem classificadas como as mais ricas em ômega 3.

Não há criação de salmão no Brasil. Mas o consumo se popularizou ao longo dos últimos anos devido ao aumento da criação no Chile. Há dez anos, o Brasil importava 10 mil toneladas do peixe do país vizinho.

Na última quinta-feira (5), um atum-rabilho (outro nome do atum azul) foi vendido por 36,04 milhões de ienes (cerca de R$ 1,4 milhão) no tradicional primeiro leilão do ano no mercado de peixe de Toyosu, em Tóquio.

Você sabia que a barriga de salmão é um dos elementos mais valorizados na culinária japonesa? O sucesso não é à toa: com um alto teor de gordura, que deixa o peixe ainda mais macio e saboroso, ela é bastante versátil e pode ser utilizada em diferentes pratos, quentes ou frios.

  • Oncorhynchus nerka
  • Salmo salar m. sebago
  • Oncorhynchus keta
  • Rei Salmão
  • Oncorhynchus kisutch
  • Oncorhynchus gorbuscha

Peixes que podem ser consumidos crus
De maneira geral, aposte em tipos como o salmão, o atum, a tilápia, o arenque e o linguado ao comer peixe cru. Camarão, lula e polvo também podem ser utilizados para fazer sushis e sashimis e, por isso, devem ser selecionados com o mesmo cuidado para consumo cru.

O salmão é um peixe mediano da família Salmonidae, peculiar aos mares e rios europeus. Naturalmente encontrados nos oceanos Atlântico e Pacífico, eles retornam à água doce na época da procriação, quase sempre escolhendo o mesmo rio em que nasceu.

Modo de Preparo

  1. Fatie o salmão utilizando uma faca afiada e a cada corte esfregue uma banda de limão na faca para não grudar o peixe.
  2. Rale o gengibre.
  3. Misture com o shoyu.
  4. Coloque a mistura num recipiente e deixe o peixe marinando por 15 minutos.
  5. Sirva de preferência acompanhado com arroz japonês (gohan).