Qual é o sacramento que perdoa nossos pecados?

Perguntado por: mmello3 . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.8 / 5 16 votos

Instituída por Jesus Cristo, a Penitência ou Reconciliação é um dos sete sacramentos da Igreja. Ao lado da Unção dos Enfermos, é um dos chamados sacramentos de cura.

Para receber este Sacramento, o fiel batizado, que recebe a Eucaristia – ou aqueles que estão na etapa final de preparação para receber o Sacramento da Eucaristia – deve procurar o padre e confessar os pecados. Como se chama este sacramento?

Confissão ou Penitência é o Sacramento instituído por Nosso Senhor Jesus Cristo, para que os cristãos possam ser perdoados de seus pecados e receberem a graça santificante. Também é chamado de sacramento da Reconciliação.

São sete sacramentos: Batismo, Confirmação, Penitência, Eucaristia, Ordem, Matrimônio e Unção dos enfermos.

O sacramento do Crisma consiste na Confirmação do Batismo pelo Espírito Santo, por meio da qual o fiel é enviado ao mundo para testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo em atos e palavras.

Por isso as pessoas que vivem em estado de pecado mortal, como é o caso dos que vivem em concubinato, não podem confessar-se nem comungar enquanto a situação pecaminosa não for desfeita.

De acordo com o padre, é possível sim buscar o Sacramento da Confissão tendo somente o Sacramento do Batismo. O que não pode, segundo Pe. Walmir, confessar tendo em vista receber a Eucaristia, porque não passou pelo processo de catequese.

Os sacramentos da nova lei foram instituídos por Cristo e são sete: o Batismo, a Confirmação, a Eucaristia, a Penitência, a Unção dos Enfermos, a Ordem e o Matrimônio.

[ Religião ] O que macula a consciência até ser perdoado.

Encontrar Forças para Abandonar o Pecado

  1. Esperança. ...
  2. Admitir a Culpa e Reconhecer a Racionalização. ...
  3. O Arrependimento e a Expiação. ...
  4. A Confissão. ...
  5. A Ajuda do Bispo. ...
  6. Quebrar o Ciclo da Indulgência à Pornografia. ...
  7. A Eficácia da Ajuda Profissional.

Missa: união com Cristo e perdão do pecado
Assim, quando o cristão reconhece que é pecador e pede perdão, ele lava a alma, celebrando com mais dignidade os mistérios do Senhor. Na Missa, o cristão é convidado a se unir mais a Cristo e progredir na amizade com Ele.

Ele pode também ser chamado de sacramento da Conversão (pois voltamos para “casa”, para o abraço do Pai), de Penitência (pois exige de nós esforço pessoal e eclesial de conversão), de Confissão (dos pecados e da misericórdia de Deus), Perdão, Reconciliação (pois nele nos encontramos com o Amor que reconcilia).

Resumo: O IV Concílio de Latrão, realizado no ano de 1215, instituiu o modelo de confissão auricular anual e obrigatória.

2. Eucaristia. É o sacramento católico em que o cristão tem contato com o corpo de Cristo, representado pela hóstia sagrada e recordando a Santa Ceia. É considerado o sacramento de ação de graças.

Mateus 26:26–28; Lucas 22:15.

Para que serve a Crisma
Esse sacramento é importante para confirmar a continuidade no caminho de Deus e receber, por meio dos dons do Espírito Santo, a força necessária para permanecer ao lado de Deus e da Igreja.

Pelo batismo, somos incorporados a Jesus e à sua Igreja; na crisma, somos configurados à missão de Jesus pastor e evangelizador; na eucaristia, somos alimentados por Jesus, a fim de aprendermos com ele a doar nossa vida até pelo martírio, se preciso for.

Uma realidade com a qual os sacerdotes e catequistas cada vez mais precisam lidar é com os casos de catecúmenos jovens e adultos que vivem juntos (sem estarem casados na igreja) ou em situação de segunda união. Em estado objetivo de pecado mortal, claramente essas pessoas não poderão receber os sacramentos.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

Em outras palavras, pode-se dizer que são a raiz dos pecados, os "líderes" das más ações e dos maus pensamentos. O termo "capital" tem origem na palavra latina caput, que significa "cabeça", "parte superior". Os sete pecados são a soberba, a avareza, a inveja, a ira, a luxúria, a gula e a preguiça.