Qual é o roedor mais dócil?

Perguntado por: epaiva . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 17 votos

Chinchila

Chinchila. Bastante dócil e silenciosa, a chinchila é o roedor doméstico com maior expectativa de vida, podendo viver por até impressionantes 20 anos.

Roedores de estimação
Para quem procura animais de estimação que não dão trabalho e são silenciosos, uma boa escolha são os pets da família dos roedores. Hamsters, porquinhos-da-índia e chinchilas são boas escolhas de animais para se ter em casa ou apartamento.

Hamsters. Apesar da imagem de roedor fofinho e sociável (só com as pessoas, não se deixe enganar!), são animais solitários e territoriais. Assim sendo, não gostam de partilhar o mesmo espaço, neste caso a gaiola, e preferem viver sozinhos.

Podemos citar ainda que dos roedores que foram domesticados, o rato de laboratório são os pets mais inteligentes e interativos que o ser humano pode ter em casa.

Como já falamos, os dois são pets incríveis e fofinhos só que você deve pensar em qual melhor se encaixa na sua realidade. Para isso, tenha em mente: Hamsters ocupam menos espaço, são mais independentes e vivem menos. Porquinhos da índia são maiores, mais apegados e vivem mais tempo.

Hamster roborowski

Hamster roborowski
A espécie é considerada a mais dócil e a menor entre todas as raças, e o seu tamanho mediano varia entre cinco e sete centímetros. A cor da pelagem é variada, podendo incluir tons de amarelo, cinza e vermelho.

Uma diferença grande em relação aos ratos é que os hamsters não têm cauda, além de serem menores. No processo de domesticação da espécie, esse tipo de pet se mostra dócil e interativo, principalmente com os tutores. Contudo, assim como rato, hamster e camundongo também são usados em testes de laboratório.

1. Cachorros são os animais de estimação mais amorosos. Os cães merecem estar no topo dessa lista de animais de estimação mais amorosos, simplesmente porque esta é a espécie que mais se apega ao ser humano e, que consegue demonstrar carinho a todo momento.

Os coelhos, hamsters e porquinhos-da-Índia estão entre os animais de estimação para crianças mais fáceis de cuidar. Além disso, os roedores são bichinhos que estimulam a curiosidade dos pequenos, pois seu comportamento é diferente dos cachorros e gatos, por exemplo.

Os ratos são portadores de mais de 35 doenças transmissíveis aos homens e aos animais domésticos. As mais comuns são leptospirose, peste bubônica, tifo, salmonelose e hantavirose.

Sociáveis. Apesar do hamster não ser muito sociável com outros da espécie, isso não acontece entre os tutores. Por isso, é possível dizer que ele é carinhoso. O hamster aceita o contato humano e, algumas vezes, até procura por esse tipo de carinho.

Esse pet possui um hábito social, ou seja, vive em grupos ou duplas. Para manter o bem-estar do pet, é importante interagir muito com ele. Uma saída é ter dois ratinhos juntos. Prefira sempre deixar machos e fêmeas em gaiolas separadas!

Existem diferentes tipos de roedores domésticos, sendo os mais populares os Hamsters, os Porquinhos-da-índia e as Chinchilas. Porém, algumas espécies menos conhecidas, como os ratos Twister, Gerbil e Camundongos domésticos, são ótimas opções como mascotes.

Chinchila (Chinchilla lanigera)
São roedores de estimação dóceis, sociáveis, inteligentes e expressivos. As fêmeas costumam ser maiores do que os machos e podem chegar a pesar 800 g.