Qual é o ritual de passagem da igreja evangélica?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O batismo nas águas é um rito de passagem, de uma vida de pecado para uma nova vida - uma vida cheia do Espírito Santo; é o ato em que o crente vai demonstrar a sua fé perante a congregação e a sua decisão, consciente, de ser um born-again.

Iniciação ou passagem: rituais de iniciação para vida adulta nas sociedades tribais, batismo cristão, crisma, casamento, investiduras e ordenações de líderes das diversas tradições religiosas, Bar Mitzvah e Bat Mitzvah no Judaísmo, feitura na Umbanda e Candomblé

A união de duas pessoas perante sua igreja e credo conta com ritos próprios, e que exigem passos anteriores na caminhada religiosa, e documentos também. Na Igreja Católica, há sacramentos que precedem o sacramento matrimonial, são eles: o batismo, a comunhão ou eucaristia e a crisma.

Ritos de passagem são aqueles que marcam momentos importantes na vida das pessoas. Os mais comuns são os ligados a nascimentos, mortes, casamentos e formaturas. Em nossa sociedade, os ritos ligados a nascimentos, mortes e casamentos são praticamente monopolizados pelas religiões.

RITOS DE PASSAGEM
Esses “momentos” podem ocorrer quando ocorre agregação (entrada), desagregação (separação, saída) ou indefinição (saída, marginalização). Arnold Van Gennep(12) nos diz que os ritos de desagregação são ritos que sinalizam a saída do indivíduo de um grupo, de uma situação ou de um estado para outro.

Para os ritos de passagem, destacam-se seu papel de efetivar mudanças no status das pessoas e o uso das três etapas: ritos de separação, ritos de margem e ritos de agregação.

São eles: Ritos de Passagem; Ritos de Degradação; Ritos de Aperfeiçoamento; Ritos de Renovação; Ritos de Redução de Conflitos; e Ritos de Integração.

“Rites de Passage” é uma expressão francesa que foi adotada por antropólogos e escritores europeus para definir todos os rituais e cerimônias que propiciam a passagem de uma pessoa para uma nova forma de vida ou um novo status social.

Pessoas que têm o costume de orar todos os dias sem falta, no mesmo horário, em um lugar específico e recitando a mesma oração, por exemplo, têm um rito individual. Já o rito social, ainda com o exemplo de caráter religioso, é elaborado por todo o grupo de pessoas que formam a religião.

Um ritual é um conjunto de gestos, palavras e formalidades, geralmente imbuídos de um valor simbólico, cuja performance é, usualmente, prescrita e codificada por uma religião ou pelas tradições da comunidade.

Mas podemos pensar da seguinte maneira: o ritual é uma cerimônia especial (como a missa ou o culto) formada por um conjunto de ritos, gestos e palavras próprios de cada religião. O batismo católico e o enterro judaico são exemplos de rituais religiosos.

É considerado o primeiro sacramento, onde a cabeça da criança é molhada três vezes. No Protestantismo ou nas igrejas evangélicas, o batismo ocorre em pessoas mais velhas, sendo necessário consciência para fazer uma confissão de fé, declarando que se despede da "velha vida", morrendo para os maus hábitos.

Uma pergunta comum entre os casais é se, para casar pela Igreja Católica, precisa ser crismado e ter feito a 1ª Comunhão. Se um dos noivos nunca comungou, é possível realizar o casamento, mas não será possível ter missa.

No entanto, se você recebeu apenas os sacramentos do Batismo e da Primeira Eucaristia; e está devidamente preparado por meio do Sacramento da Reconciliação, pode sim receber a hóstia consagrada durante o momento da comunhão nas Santas Missas.

Os ritos e rituais vêm da antiguidade com a mesma função: servem acima de tudo para facilitar o encontro com nós mesmos, para não nos desviarmos dos nossos objetivos e metas que traçamos com sinceridade; são uma ferramenta para nos lembrar quem somos, o que estamos fazendo e como estamos fazendo.

Os rituais religiosos são cerimônias compostas por uma série de ritos. Os ritos são gestos palavras, atos, cantos, sinais e repetições presentes em uma cerimônia. As tradições religiosas ou religiões possuem rituais para diversas ocasiões e momentos importantes na vida de seus seguidores.

Rituais cotidianos: são os rituais que são realizados em um contexto cotidiano, geralmente com o objetivo de manter a rotina e a estabilidade no dia a dia.

Além da educação da família e do grupo, os ritos de iniciação têm um papel preponderante na instrução e educação da criança. Eles abordam aspectos da vida social, designadamente: como ser e estar, valores culturais, costumes e tradições.