Qual é o risco que o Benjamin pode oferecer?

Perguntado por: icarvalho5 . Última atualização: 27 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

O uso do benjamin, conhecido popularmente como T, ainda é comum em casas e escritórios, mas oferece riscos que vão desde choques e queima de aparelhos até incêndios originados por curto-circuito. Por isso, é importante estar atento aos cuidados com o acessório.

Para que o Benjamin seja utilizado de maneira segura, o ideal é não sobrecarregar um ponto de tomada, mas sim distribuir os benjamins por outros pontos para dividir a potência da rede de maneira mais homogênea.

Benjamin é um nome genérico e popular dado aos adaptadores de tomadas em forma de “T”, que são utilizados para ligar diversos aparelhos elétricos em uma mesma tomada, sobrecarregando o circuito de energia elétrica de sua casa.

É vedada a utilização dos estabilizadores e nobreaks para ligar equipamentos como motores, geladeiras, destiladores; É proibido por Norma Técnica a utilização das tomadas múltiplas conhecidas como "benjamins" ou "Tês". O mesmo pode gerar sobrecarga na tomada e provocar um incêndio.

Evite ficar perto do celular durante a recarga, principalmente em dias de temporal, e evite deixar o celular perto enquanto estiver dormindo — acrescenta. O especialista conta que tomadas T – ou benjamins – podem causar explosão mesmo sem o aparelho exigir resistência elétrica.

Quem usa multiplicador de tomada, o popular T ou Benjamin, também deve atentar para o risco de conectar muitos aparelhos na mesma tomada. O cuidado deve ser tomado para evitar sobreaquecimento do T, uma vez que a sobrecarga pode causar o derretimento do mesmo, com risco de causar até mesmo um incêndio.

A tomada é projetada para suportar uma determinada corrente, 10 ou 20 Amperes, ao utilizar o T para ligar vários equipamentos a um mesmo ponto, esta corrente é elevada, o que pode acarretar um superaquecimento. Muitos incêndios residenciais iniciam-se pelo mau uso do T e das extensões de tomadas.

Entre os modelos de benjamin, existem, ainda, opções com USB ou sem USB. Por fim, você pode escolher por tonalidade, como nas cores branca, cinza, preta e rosa, conforme a decoração do ambiente em que serão instalados..

Muitos aparelhos em uma instalação elétrica, tomadas sobrecarregadas com extensões e benjamins (adaptadores), utensílios elétricos automáticos ou carregadores de celular esquecidos nas tomadas após o uso. Essas situações representam riscos e podem provocar curtos circuitos e incêndios.

“Ao utilizar o benjamim para ligar vários equipamentos a uma mesma tomada, pode ocorrer uma má conexão dos pinos, o que certamente provocará um superaquecimento no ponto, deteriorando a isolação e tornando extremamente perigoso”, alerta.

Esses tipos de equipamentos podem consumir um alto nível de energia elétrica e, ao colocá-los na mesma tomada, pode sobrecarregar, causando um curto-circuito. E aí sim chegamos na parte da segurança: um curto-circuito pode causar um possível incêndio na sua casa ou empresa.

Samuel de Assis

Samuel de Assis em cena da novela Vai na Fé, da Globo, como seu personagem, o advogado Benjamin.

Reuben Berkley

O dono, Reuben Berkley Benjamin, inventou, além do T, vários equipamentos elétricos, como soquetes e adaptadores para lâmpadas. No Brasil, benjamin é mais usado no Sul e Sudeste, enquanto T é o mais falado nas demais regiões. As duas expressões estão corretas, mas o Inmetro adota benjamin.

“Quando há vários equipamentos ligados em um benjamin ou T, e todos funcionando simultaneamente, pode haver sobrecarga, um excesso de corrente”, explica. “Isso pode causar um incêndio.”

Também não utilize adaptadores T ou benjamim em seus produtos. IMPORTANTE: Certifique-se de que a tensão da tomada seja compatível com a indicada no cabo elétrico do seu produto.

Isso acelera a adaptação ao padrão brasileiro e diminui o uso de adaptadores ou benjamins, também conhecidos como 'T', que devem ser evitados, principalmente em produtos com capacidade de corrente acima de 10 ampères (condicionador de ar, secadora de roupas, micro-ondas, lava louça, lavadora de roupas com aquecimento, ...

Outros equipamentos não devem ser ligados na mesma tomada, por isso o uso de benjamins, por exemplo, deve ser descartado. Agindo dessa forma, você evita a sobrecarga da rede elétrica na instalação do ar-condicionado.