Qual é o risco para quem vende uma opção de compra?

Perguntado por: aantunes . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

Diferentemente da opção de compra, na opção de venda o risco do lançador é calculado. É porque, neste caso, como ele é obrigado a comprar os papéis do titular, o máximo que pode acontecer é ele perder um valor limitado pela quantidade de opções que ele vendeu e pelo valor do strike.

Quem vende uma opção de compra fica obrigado a vender o ativo-objeto pelo preço predeterminado se, na época do vencimento, ele estiver cotado a um preço superior previsto na opção. Normalmente, o vendedor da opção de compra possui o ativo-objeto – e, sendo assim, realiza o que se chama de “venda coberta”.

Titular é o investidor que compra a opção e adquire os direitos (de comprar ou vender ações) a ela referentes. Lançador é o investidor que vende a opção e assume os compromissos a ela referentes.

O lançador de uma opção de venda pode buscar receber prêmio e não precisar ser exercido. Sendo assim, ele poderá ter o lucro do prêmio da opção sem para isso ter aplicado nenhuma capital.

O último de negociação das opções é na sexta-feira (ou dia útil) que antecede o vencimento. Então, caso você não exerça as opções que estão vencendo, até o horário limite – que nesse dia é às 13 horas –, elas deixam de existir, ou no jargão de mercado, “viram pó”.

Analisando riscos e desvantagens do mercado de opções, podemos considerar que a possibilidade de perda é mínima para quem utiliza esse tipo de contrato para se proteger de possíveis oscilações do ativo. O máximo que o titular pode perder é o valor do prêmio.

O Prêmio - Opção pode ser calculado através da soma do valor intrínseco e do valor extrínseco de uma opção. O valor intrínseco é definido como o preço de uma opção em relação ao preço do ativo objeto e não sofre influência de juros, nem de prazo para vencimento do contrato de direito.

Ao vender uma opção de venda, o investidor recebe um prêmio em troca da obrigação de comprar o ativo subjacente ao preço de exercício da opção, caso o comprador da opção decida exercê-la. A venda de put pode ser coberta ou descoberta, e cada uma apresenta seus próprios riscos e recompensas.

Opções Compra VALE3

OpçãoStrikeClassif.
VALEI63662,03ITM
VALEI64162,53ATM
VALEI64663,03OTM

Opção de compra (call)
Na opção de compra, o contrato prevê a obrigação do lançador vender a ação no prazo combinado. Isto é, quem paga pela opção tem a liberdade de comprar ou não comprar, enquanto aquele que coloca a opção no mercado está obrigado a vender se o direito for exercido.

O titular de uma opção de compra tem o direito, mas não a obrigação, de comprar o ativo-objeto do lançador pelo preço de exercício até uma data pré-determinada.

O mais importante para você entender a diferença entre essas Opções é o seguinte: quando compramos uma opção, possuímos o direito de comprar uma ação por um preço determinado. E se vendemos uma Opção, alguém possui a obrigação de vender.

O vencimento de opções faz referência ao dia de expiração do direito de compra ou venda. Ou seja, a partir daquela data já não é possível exercer o direito adquirido e o negócio não tem mais valor.

Caso tenha ocorrido o exercício da opção vendida, o lucro ou prejuízo deve ser informado na aba “Bens e Direitos”. Lembrando que as operações com opções são tributadas pela alíquota de 15% sobre o lucro líquido obtido em cada operação.

O mercado de opções é onde se negocia o direito de comprar ou vender um bem. Nesse tipo de negociação, um dos agentes envolvidos é o lançador de opções. O lançador de uma opção é aquele que disponibiliza ao mercado os direitos sobre um ativo. Dessa forma, a opção é negociada mediante preço fixado para uma data futura.

Virar pó é uma expressão utilizada no mercado de opções para indicar quando um ativo está perdendo o seu valor de mercado, ou seja zerado por completo. Por isso é extremamente importante que o investidor estabeleça o stop em suas operações.

A reversão de uma opção, nada mais é do que encerrar a posição do momento, realizando a operação contraria. Sendo assim, se estiver com posição comprada em carteira, poderá seguir os passos acima no App executando a venda da mesma quantidade e ticker de opção.

Para exercer a opção, deve-se levar em conta o prêmio pago para comprar o direito, e assim verificar se vale a pena ou não levar ao exercício.

As melhores corretoras com corretagem zero. Atualmente, são 11 as corretoras de investimento que oferecem taxa zero no mercado: C6 Bank, Clear, CM Capital, Empiricus Investimentos, Genial, Inter, NuInvest, Órama, Rico, Toro e Warren.

No OpLab você faz a gestão da sua carteira de ações e operações com opções, utilizando dados da B3 em TEMPO REAL. Tudo isso direto do seu navegador!

Com o investimento nas ações é possível ganhar com a valorização dos ativos, assim como com a distribuição de dividendos (quando a empresa distribui partes de seus lucros, você ganha também). Já no mercado de opções existem diversas formas de ganhar dinheiro com diferentes tipos de estratégias.