Qual é o rio mais profundo do planeta?

Perguntado por: dprates . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 19 votos

É também o rio mais profundo do mundo, com 230 metros de profundidade no baixo Congo. Banha duas capitais: Brazavile, na República do Congo e Quinxassa, na República Democrática do Congo. Devido à constância do seu enorme caudal, é navegável por barcos de grande tonelagem até Matadi, na República Democrática do Congo.

A profundidade média do Amazonas é de 50 metros, sendo que, em seu ponto mais profundo, apresenta 120 metros. Em média, o rio tem 15 quilômetros de largura – na foz, atinge 300 quilômetros.

O local mais profundo do Atlântico fica na Fossa de Porto Rico, um local denominado Depressão Brownson, a 8.378 m. A expedição também confirmou os 10.924 m da Depressão Challenger, na Fossa das Marianas, como o ponto mais profundo do Pacífico à frente da Depressão Horizon (10.816 m), na Fossa Tonga.

11.022 m

Localizado em uma nova fronteira exploratória, a perfuração do poço Monai caracterizou-se por um cenário com expressivos desafios técnicos e alto nível de complexidade operacional. O poço foi perfurado em um local com lâmina d'água (distância entre a superfície da água e o fundo do mar) de 2.366 metros.

Nebulosa do Anel Sul: Também conhecida como nebulosa “Eight-Burst”, é uma nebulosa planetária – uma nuvem de gás em expansão, envolvendo uma estrela moribunda. Tem quase meio ano-luz de diâmetro e está localizado a aproximadamente 2 mil anos-luz de distância da Terra.

oceano Glacial Ártico

O oceano Glacial Ártico é o menor oceano em extensão territorial do mundo. Está localizado no Hemisfério Norte do planeta Terra, em uma zona de clima Polar, marcado pelas baixas temperaturas. Ele banha a porção norte da Europa, Ásia e América.

O Rio Amazonas é o mais extenso e volumoso curso de água do mundo. Ele tem grande importância em termos de preservação do meio ambiente e manutenção da biodiversidade. O Rio Amazonas é considerado o mais importante curso de água doce do mundo.

Rio Amazonas

Rio Amazonas banha três países em seu percurso da cordilheira dos Andes até sua foz, na ilha de Marajó. Forma, junto de seus afluentes, a maior bacia hidrográfica do mundo. O Amazonas é o maior e mais caudaloso rio do mundo.

Oceano Atlântico

O oceano Atlântico é o segundo maior oceano em extensão, com uma área de aproximadamente 106 400 000 km², cerca de um quinto da superfície da Terra. É o oceano que separa a Europa e a África a Leste, da América, a Oeste. Seu nome deriva de Atlas, uma divindade da mitologia grega.

Você teve alguma situação que passou “por um triz”? Martin Strel: Você está certo, o rio Amazonas não um ambiente para um humano nadar. Está repleto de maravilhas da biodiversidade – temos que proteger esta parte preciosa do mundo.

Composição do fundo do oceano
Assim como na plataforma continental, os materiais que recobrem essa região são predominantemente areia, rochas e lama — composta por sedimentos minerais e restos de organismos marinhos.

A expedição também confirmou os 10.924 m da Depressão Challenger, na Fossa das Marianas, como o ponto mais profundo do Pacífico à frente da Depressão Horizon (10.816 m), na Fossa Tonga.

A maior profundidade já alcançada pelo homem foi de 11.000 metros, na Fossa das Marianas (Oceano Pacífico), onde a pressão da água equivale a 1 tonelada por centímetro quadrado. Cientistas da Dinamarca, Alemanha, Reino Unido e Japão encontraram microrganismos habitando o local.