Qual é o rio mais poluído do Brasil?

Perguntado por: aflores . Última atualização: 5 de abril de 2023
4.6 / 5 18 votos

IBGE APRESENTA RANKING DOS 10 RIOS MAIS POLUÍDOS DO BRASIL

  • 1º LUGAR – Rio Tietê ...
  • 2º LUGAR – Rio Iguaçu. ...
  • 3º LUGAR – Rio Ipojuca. ...
  • 4º LUGAR – Rio dos Sinos. ...
  • 7º LUGAR – Rio Capibaribe. ...
  • 8º LUGAR – Rio Caí ...
  • 9º LUGAR – Rio Paraíba do Sul. ...
  • 10º LUGAR – Rio Doce.

A poluição do rio Tietê tem relação direta com a superpopulação da cidade de São Paulo. Ele recebe um volume significativo de esgoto industrial da cidade de Mogi das Cruzes, localizada a 45 km da nascente. Também recebe o despejo de dejetos urbanos e industriais da capital.

Análise do grau de poluição de 111 rios brasileiros, divulgada hoje (18) pela organização não governamental (ONG) SOS Mata Atlântica, revela que 23,3% das águas são de qualidade ruim ou péssima.

O Rio Sucuri, localizado em Bonito/MS, possui uma das águas mais cristalinas em todo o mundo e por isso encanta as pessoas que têm a oportunidade de conhecê-lo.

O RIO MAIS LIMPO DO MUNDO - The Brisbane River.

lago da Quinta da Boa Vista

O lago da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro, é um dos mais poluídos do Brasil, assim como o Rio Verruga, de Vitória da Conquista, na Bahia. Eles estão entre os 69 rios e lagos pesquisados pela fundação SOS Mata Atlântica nos últimos dois anos.

Grande parte do lixo industrial e urbano da cidade de São Paulo é despejada de maneira irregular no leito do rio. Essa prática tornou-se comum devido à ausência de uma rede de captação de esgoto no período da industrialização brasileira, na década de 1930 até a década de 1970.

A cidade de São Félix do Xingu, no Pará, emite mais carbono que o Chile inteiro e foi responsável por quase 30 milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) na atmosfera. Se fosse um país, seria o 111º do mundo em emissões.

Ou seja, para que a despoluição aconteça, primeiro é necessário que o lixo deixe de chegar a todos esses rios. Para tanto, foram construídas três estações de tratamento de água e quatro outras foram ampliadas. Também foram feitos coletores e receptores de esgoto e o plano é que essa rede seja aumentada.

Por isso, a recuperação do Tietê concentra-se, atualmente, na ampliação da rede de saneamento, coleta e tratamento de esgoto na capital paulista, que o rio atravessa por inteiro. Ao longo do seu trajeto, o Tietê também recebe o lixo que é jogado nas ruas, a fuligem dos carros e outros detritos.

Em 31 de janeiro de 1992, o governo do Estado de São Paulo anunciou o Programa de Despoluição do Rio Tietê. A meta é ambiciosa, mas possível: chegar a 1994, quase no final da minha gestão, com 50% do rio despoluído.

Talvez você também consiga fazer um inesquecível passeio de barco por suas águas.

  • Rio Amazonas. O rio Amazonas é o maior rio do mundo em volume de água. ...
  • Rio Paraná O Rio Paraná faz parte da Bacia do Paraná, uma das mais importantes bacias do Brasil. ...
  • Rio São Francisco. ...
  • Rio Tocantins. ...
  • Rio Negro e Rio Solimões.

Atualmente, aproximadamente 80% da poluição do Rio Iguaçu é gerada por esgoto doméstico e poluição difusa e 20% por esgoto industrial. Os resíduos chegam ao rio depois de serem lançados em seus afluentes, como o rio Belém e o Atuba.

rio Caño Cristales

O rio Caño Cristales fica na Colômbia e é considerado o mais bonito do mundo. Atrai turistas de várias partes do mundo por ser comparado a um arco-íris pelos seus tons de vermelho, azul, amarelo, laranja e verde.

De tão transparentes, as águas do Rio Sucuri, em Bonito, no Mato Grosso do Sul, dão esta sensação (única) aos visitantes. Ele é considerado o rio mais cristalino do Brasil e já foi eleito o terceiro neste quesito do mundo.

O país com pior qualidade de ar em 2021, Bangladesh, ultrapassou essa marca em mais de 15 vezes, com uma concentração de 76.9 µg/m3. Em segundo lugar veio o Chade (75,9 µg/m3) e atrás Paquistão (59,4 µg/m3) e Tajiquistão (59,4 µg/m3).

Suíça

As universidades norte-americanas de Columbia e Yale realizaram uma pesquisa para identificar os países mais limpos do mundo. A Suíça encabeça a lista mundial, seguida por Suécia e Noruega. Na América latina, a Costa Rica lidera o ranking.