Qual é o remédio que toma junto com o losartana?

Perguntado por: aquarteira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

Juntos, a losartana e a hidroclorotiazida reduzem a pressão alta. Embora seu médico possa lhe dizer se o medicamento está agindo por meio da medida da sua pressão arterial, provavelmente você não notará diferenças ao tomar losartana potássica + hidroclorotiazida.

Desta forma, a losartana não deve ser a primeira opção de tratamento para hipertensão arterial nesses pacientes, sendo indicada apenas em conjunto com algum diurético, como a clortalidona ou a hidroclorotiazida.

Os resultados mostraram que o tratamento com losartana potássica, em comparação ao com atenolol, resultou em 13,0% de redução do risco (P= 0,021) para os pacientes que atingiram o desfecho primário composto.

Em geral, losartana potássica + hidroclorotiazida age igualmente bem e é igualmente bem tolerado pela maioria dos pacientes adultos mais jovens e mais idosos. A maioria dos pacientes mais idosos requer a mesma dose que os pacientes mais jovens.

Indicações do medicamento hidroclorotiazida
Este medicamento é destinado ao tratamento da pressão alta, quer isoladamente ou em associação com outros fármacos anti-hipertensivos (medicamentos que tratam a pressão alta).

Nossos resultados nos permitem afirmar que a eficácia anti-hipertensiva em longo prazo da combinação fixa de baixas doses de anlodipino com doses mais elevadas de losartana foi superior àquela dos dois regimes monoterápicos de comparação com emprego de altas doses desses fármacos.

E a pressão alta que não abaixa (resistente)?
Por isso deve ser tratada, muitas vezes com 4 ou mais medicações, incluindo um diurético e um antagonista dos mineralocorticoides, que no Brasil o mais comum é a espironolactona.

Trata-se do perindopril erbumina combinado com indapamida, da farmacêutica EMS. O acesso a mais uma droga contra a hipertensão promete ajudar os pacientes, principalmente considerando os custos.

Um diurético tiazídico ou do tipo tiazida (como a clortalidona ou indapamida) pode ser o primeiro medicamento administrado para tratar a hipertensão arterial. Diuréticos podem fazer com que os vasos sanguíneos se alarguem (dilatem).

A combinação de furosemida e Losartana no mesmo horário promove ação sinérgica, pois o diurético potencializa a ação hipotensora da losartana podendo culminar em hipotensão.

Os vasodilatadores diretos, representados pelas drogas hidralazina e minoxidil, são medicamentos que devem ser utilizados apenas no tratamento das hipertensões de difícil controle. A hidralazina é mais usada que o minoxidil por apresentar um perfil de efeitos colaterais mais leve.

O atenolol age preferencialmente sobre os receptores localizados no coração e na circulação, reduzindo a pressão arterial, quando usado continuamente. O atenolol começa a ter uma ação significativa dentro de 1 hora após sua administração por via oral, atingindo seu efeito máximo em 2 a 4 horas.

CONCLUSÃO: Enalapril tem efeitos semelhantes aos losartan sobre a pressão arterial sistêmica, função renal e UA soro em pacientes com DRC, mas carrega um risco maior de tosse seca. Estudos maiores são necessários para avaliar os efeitos desses medicamentos sobre os resultados clínicos.

Qual remédio substitui o losartana? A telmisartana, a valsartana e a candesartana são os fármacos mais prescritos para substituir a losartana. Eles pertencem à mesma classe farmacêutica, conhecida como bloqueadores de receptores de angiotensina.

A hidroclorotiazida deve ser ingerida preferencialmente pela manhã. O reajuste é feito depois de uma semana, até que haja resposta terapêutica adequada. Inchaço em adultos: dose inicial de 50 a 100 mg uma ou duas vezes ao dia, até se obter o peso seco.