Qual é o remédio caseiro que é bom para enxaqueca?

Perguntado por: ncunha . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 17 votos

Beber muita água e comer pimentas são alternativas naturais de remédio para enxaqueca e outros tipos de dor de cabeça

  • 1.1. Alimentos ricos em magnésio.
  • 1.2. Água.
  • 1.3. Pimentas.
  • 1.4. Gengibre.
  • 1.5. Óleo essencial de hortelã-pimenta.
  • 1.6. Açafrão-da-terra.

Enxaquecas podem ser desencadeadas pela falta de sono, mudanças no clima, fome, excesso de estimulação dos sentidos, estresse ou outros fatores. Elas podem ser agravadas pela atividade física, luz, sons ou odores. Os médicos baseiam o diagnóstico em sintomas típicos.

A água quente ajuda a dilatar artérias e vasos sanguíneos, o que pode trazer um alívio da dor de cabeça. Deixe a água cair diretamente na cabeça por alguns minutos. Isso traz uma gostosa sensação de bem-estar e relaxamento. Uma boa massagem na cabeça também ajudar a minimizar as dores chatas no local.

Quando estimulados, os nervos podem liberar substâncias que causam inflamação dolorosa dos vasos sanguíneos do cérebro (os vasos sanguíneos cerebrais) e as camadas de tecidos que cobrem o cérebro (meninges). A inflamação provoca cefaleia latejante, náuseas, vômitos e sensibilidade à luz e ao som.

5 alimentos que devem ser evitados para diminuir as crises de...

  1. Carnes processadas. Carnes processadas como o salame, bacon, presunto, salsicha, peito de peru, peito de frango, são alimentos bastante conhecidos por causarem essa dor de cabeça. ...
  2. Queijos amarelos. ...
  3. Chocolate. ...
  4. Bebidas alcoólicas. ...
  5. Bebidas com cafeína.

A enxaqueca é um tipo de dor de cabeça primária e também fazem parte desse grupo: Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

Risco de AVC
Pessoas que sofrem de enxaqueca possuem risco maior de sofrerem com Acidente Vascular Cerebral (AVC). O problema acontece quando alguma região do cérebro deixa de receber sangue com oxigênio e nutrientes, provocando a morte de células cerebrais.

Triptanos: Com menos efeitos colaterais que as ergotaminas, são indicados para dores mais intensas típicas da enxaqueca crônica. Eles agem no receptor de serotonina (hormônio que ajuda o cérebro a se tornar mais resistente a dor), mas tendem a perder o seu efeito se usados de forma excessiva.

Dicas para evitar as crises

  1. • Ingerir pelo menos 2 litros de água por dia. • Ter uma boa qualidade de sono.
  2. • Praticar exercício físico. • Fazer meditação, em busca de mais tranquilidade.
  3. • Evitar jejum prolongado. • Se alimentar de forma saudável, evitando alimentos embutidos, industrializados, frituras, condimentos prontos.

Ovo, cenoura, maçã, kiwi: esses alimentos são compostos por altos índices de vitamina B, que ajuda na prevenção das dores.

Leite tem lactose, é verdade, e deve ser evitado ao máximo se você sofre de enxaqueca. Por mais problemática que seja a lactose, o problema maior – ou seja, o maior componente pró-inflamatório (e portanto pró-enxaqueca) do leite está na proteína dele, e não na lactose.

1. Pressione o ponto que fica no centro do rosto, especificamente entre as sobrancelhas, no encontro entre o início da testa e o fim do nariz. 2. Outros dois pontos que, quando pressionados, aliviam a enxaqueca, estão localizados na parte interna das sobrancelhas, próximas ao fim do nariz.

Para aliviar os sintomas da sua dor de cabeça, você pode seguir alguns passos:

  1. Colocar uma compressa de água gelada na cabeça ou na nuca;
  2. Parar alguns minutos em um lugar tranquilo e sem barulho;
  3. Evitar ficar muito tempo exposto ao Sol;
  4. Beber um copo de água fresca para reidratar o corpo;
  5. Meditar;

A alta concentração de dipirona monoidratada garante a eficiência no alívio de dores de cabeça, incluindo a enxaqueca.

Dor de cabeça que não passa pode ser cefaleia crônica diária
Cerca de 35% a 40% dos pacientes que buscam tratamento médico sofrem de dor de cabeça constante. O diagnóstico mais frequente é o de cefaleia crônica diária, que é uma evolução da enxaqueca grave somada às características da dor de cabeça tensional.

Pesquisas já consolidaram a evidência de que pessoas que tem #enxaquecaCOMaura apresentam maior risco de desenvolverem complicações cardiovasculares, tais como acidente vascular cerebral isquêmico (AVC) e infarto. Portanto, quanto mais crises maior o risco desses eventos ocorrerem.

Dor de cabeça constante e enjoo pode indicar uma infinidade de condições. Dentre as principais causas, podemos citar: crise de enxaqueca, onde o enjoo é um sintoma muito frequente e, até mesmo, tumor cerebral (hipertensão intracraniana). Em casos de sintomas, é essencial procurar auxílio médico para análise.

A banana é uma comida que ajuda a evitar que tenhamos uma enxaqueca ou mesmo uma situação de hipoglicemia, que é uma das causadoras da dor de cabeça. Elas são repletas de magnésio, uma substância importante para ajudar a combater a dor de cabeça.

Principais remédios para a enxaqueca
Antidepressivos (Tryptanol e Pamelor): aumentam no cérebro a disponibilidade de serotonina, substância associada ao bem-estar, o que ajuda no combate à dor. Antiepiléticos (Zyvalprex e Topamax): estimulam a fabricação de um neurotransmissor com ação calmante no cérebro, o GABA.