Qual é o remédio caseiro para baixar o colesterol?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

FIBRAS. As fibras são uma opção saudável disponível em diversos alimentos. Elas ajudam ao diminuir a absorção intestinal de gorduras e controlam os níveis de colesterol ruim. Entre as fontes de fibras estão leguminosas — como feijão, grão-de-bico e lentilha —, frutas, legumes, cereais, aveia, entre outras.

Confira abaixo:

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

Aqui estão algumas maneiras de usar o limão para esse fim:

  1. Adicionar suco de limão em água. Beber água com suco de limão fresco pode ajudar a melhorar o perfil lipídico. ...
  2. Temperar alimentos com limão. Use o suco de limão como tempero em saladas, legumes, peixes e outras refeições. ...
  3. Utilizar casca de limão. ...
  4. Chá de limão.

Frutas: ameixa, maçã, laranja, pera e limão são ricas em fibras, elas ajudam a aumentar o nível de colesterol bom. Além disso, são ricas em vitamina C, sendo ainda mais poderosa no combate ao colesterol alto.

Outros sintomas, como cansaço, dor de cabeça, falta de ar, dor no peito e palpitações, podem indicar doenças cardiovasculares, que são fortemente relacionadas aos altos níveis de colesterol.

Uma alimentação rica em fibras também ajuda a reduzir os níveis de colesterol LDL. Comer alimentos com fibra diariamente, como frutas, legumes e verduras – principalmente as verdes escuras, como brócolis e espinafre –, também é uma ótima forma de suprir as necessidades diárias de vitaminas e minerais do organismo.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

A nutricionista Angela Faustin, comentou que de acordo com um estudo realizado pelo Dr. James Brown, da Universidade de Birmingham, Reino Unido, beber 30 ml de vinagre de maçã diariamente com 200 ml de água reduziria o colesterol ruim em 13% e, portanto, complicações coração.

Segundo Debora Meireles, nutricionista de Porto Alegre, o modo de preparo do café que não é prejudicial para o colesterol é o filtrado. O motivo é que o filtro de papel vai absorver as substâncias kahweol e o cafestol, que impactam negativamente o colesterol.

Os alimentos devem ser sempre cozidos, assados, grelhados ou ao vapor, evitando-se frituras. Além disso, alguns chás que ajudam a baixar o colesterol também podem ser consumidos, como chá de alcachofra ou dente-de-leão.

Mas, dependendo da forma de preparo, comê-lo todos os dias pode ser prejudicial para quem tem colesterol alto. O pão, por ser uma fonte de carboidratos, pode aumentar a taxa do colesterol; por isso, é importante ter cautela ao comer uma grande quantidade durante o dia.

Suco de laranja com berinjela
O suco de laranja com berinjela é uma ótima opção para baixar o colesterol, pois esse suco é rico em fibras, um nutriente que diminui a absorção da gordura dos alimentos no intestino, diminuindo os níveis de colesterol “ruim” no sangue.

Alimentação rica em gordura saturada: a ingestão de gordura em excesso e a alimentação rica em ultraprocessados pode aumentar o sobrepeso e a gordura corporal, elevando também o colesterol.

Além das propriedades emagrecedoras, o limão ajuda a baixar o colesterol, a desintoxicar e alcalinizar o sangue e ativa o sistema imunológico.

Sim. A banana é uma fruta bastante nutritiva e oferece diversos benefícios para organismo. Por conter fibras, seu consumo regular pode ser benéfico para quem tem colesterol alto.

Introduzir um pouquinho da aveia nas refeições, sem que necessariamente mude muito o sabor do alimento. Tentar uma receita de panqueca de aveia com geleia de frutas. Substituir o pão francês por pão de aveia.

Apesar de o colesterol alimentar estar relacionado à elevação do colesterol no sangue, os maiores vilões para que isto ocorra são grande ingestão das gorduras trans e gorduras saturadas, menor participação de alimentos fontes de colesterol como o ovo e o camarão.