Qual é o recorde mundial de mergulho?

Perguntado por: urodrigues8 . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

52,1 metros

David Vencl demorou 1 minuto e 54 segundos para descer e voltar à superfície. O tcheco David Vencl quebrou o recorde mundial de mergulho livre em águas geladas sem proteção ao descer 52,1 metros com um único fôlego nesta terça-feira.

Em resumo, para ver a vida marinha em águas rasas, uma profundidade de até 2 metros pode ser suficiente, enquanto para ver espécies em profundidades maiores, é necessário praticar o mergulho livre e ter mais técnicas de apneia e segurança para mergulhar 5, 10, 20 metros.

A recordista mundial, a brasileira Karol Meyer, mergulhou 100 metros em apneia no mar. Já a marca que a colocou no Guiness Book foi nada menos que 18 minutos e 32 segundos embaixo d'água!

O recorde de maior profundidade mergulhada em apneia é mantido pelo russo Alexey Molchanov desde 2013. Em julho de 2021, ele atingiu a profundidade de 131 metros em uma competição nas Bahamas.

O mergulho até os destroços, incluindo ida e volta, dura em torno de oito horas: são cerca de duas horas de ida, duas de volta e mais o tempo para observar o navio naufragado. Os restos do Titanic estão a uma profundidade de 3.800 metros.

Nesta palestra altamente pessoal do TEDMED, o mágico e dublê David Blaine descreve como conseguiu ser capaz de prender a respiração debaixo d'água por 17 minutos - um recorde mundial (só um minuto a menos do que a duração da palestra inteira!)

Uma pessoa normal, sem treinamento, aguenta entre um e dois minutos. Depois disso, falta oxigenação cerebral e a pessoa desmaia, explica o professor titular de fisiologia da UFF, Antonio de Nóbrega.

Na década de 1960, um estudante americano, Randy Gardner, fez história no Guinness – antes de a empresa decidir que não registraria recordes relacionados ao maior tempo sem dormir. O jovem passou 264 horas (o equivalente a 11 dias) e 25 minutos acordado.

Na tarde do dia 16 de junho, no Egito, uma curitibana de 49 anos estava a 70 metros debaixo d'água, sem oxigênio, realizando um sonho de mais de oito anos e batendo o recorde mundial de mergulho em apneia, após ficar 2 minutos e 52 segundos submersa.

São poucos os que se atrevem a descer a 300 metros de profundidade para consertar e fazer a manutenção das plataformas de produção de petróleo e gás da Petrobras e de outras empresas. O salário de até R$35 mil brutos, quando há mergulho profundo, é um dos atrativos. Sem mergulhar, o ganho é em torno de R$4 mil.

Dependendo do tempo de mergulho e da profundidade, parte do nitrogênio presente no sangue do mergulhador passa a ficar em estado líquido. Caso o mergulhador suba rápido demais à superfície, esse nitrogênio muda de forma súbita novamente para o gasoso, formando bolhas, o que pode causar embolias.

Na modalidade de apneia estática, que consiste em permanecer o maior tempo submerso sem respirar, o Sargento Ricardo Bahia garantiu a medalha de ouro com o tempo de 6 minutos e 51 segundos.

149m

A Apneia Dinâmica sem Nadadeiras foi marcada por uma quebra de recorde nacional pelo campeão da prova: Ricardo Bahia. Ele percorreu a incrível distância de 149m.

2. Entende-se por apneia a interrupção completa do fluxo de ar através do nariz ou da boca por um período de pelo menos 10 segundos nos adultos.