Qual é o ramo da agrometeorologia E o que esta ciência estuda?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

A agrometeorologia — ou meteorologia agrícola — é a disciplina que estuda as condições atmosféricas e os impactos nos ambientes produtivos. Seu objetivo é melhorar a safra de alimentos e outros produtos e reconhecer estratégias que auxiliam o produto a ter menor interferência ambiental.

Ao analisar essas condições ao longo do tempo, é formada a definição de clima, que é estudado pela climatologia. A agrometeorologia de cultivos estuda as condições ideais e as respostas de cultivos diversos às condições meteorológicas.

Em suma, a agrometeorologia é uma ciência indispensável para os agricultores. Por meio dela, é possível identificar os melhores períodos de plantio, manejo e colheira, assim como características específicas da região.

A meteorologia estuda os processos físicos que governam o comportamento da atmosfera e as interações entre seus fenômenos e a superfície da Terra. No Brasil são oferecidos 11 cursos superiores de graduação na área, oito deles em universidades federais.

É uma CIÊNCIA APLICADA que estuda as leis da NATUREZA que governam o comportamento da ATMOSFERA e suas interações com a SUPERFÍCIE TERRESTRE. A METEOROLOGIA emprega este conhecimento na análise e previsão de fenômenos atmosféricos que ocorrem em diferentes escalas de TEMPO e CLIMA.

Conheça algumas instituições de ensino superior públicas que oferecem a graduação em Meteorologia: Universidade de São Paulo (USP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ)

Piranômetro – Mede a radiação solar global. Pluviógrafo – Mede e registra a quantidade e a duração da chuva. Pluviômetro – Mede a quantidade de chuva. Psicrômetro – Permite o cálculo da umidade relativa do ar (%) a partir das medidas das temperaturas de bulbo seco e úmido.

A agrometeorologia é medida por meio de técnicas e ferramentas diferenciadas, que consideram aspectos gerais e regionais da circulação geral da atmosfera. Os dados são coletados por meio de equipamentos instalados em uma estação meteorológica e que passam por observação por diversos meses.

COMO A AGROMETEOROLOGIA SE RELACIONA COM A TECNOLOGIA? Diretamente. Afinal de contas, o uso de sensores e estações de medição em uma área agrícola possibilita a obtenção de informações sobre o clima e, assim, ajuda na tomada de decisões.

Os alertas meteorológicos ajudam os agricultores a tomarem decisões precisas, planejarem ações, evitar prejuízos e desperdícios e, com tudo isso, otimizar o cultivo e melhorar o posicionamento em um mercado cada vez mais competitivo.

Conheça as áreas da Agronomia em alta

  • Gestão da Propriedade Rural. Uma das áreas de trabalho da Agronomia é a administração de propriedades rurais. ...
  • Zootecnia: uma das áreas de trabalho da Agronomia mais comuns. ...
  • Otimização e Manejo do Solo. ...
  • Produção Agroindustrial. ...
  • Engenharia Rural.

A irrigação é um dos vários fatores que pode impactar positivamente o sucesso de qualquer produção agrícola. O aplicativo FieldClimate® calcula a evapotranspiração e uso de água pela cultura, fornecendo o balanço hídrico e disponibilizando dados precisos sobre quando irrigar e qual lâmina de água utilizar.

Objetivos da agrometeorologia
A ideia é identificar condições atmosféricas passadas, presentes e futuras para auxiliar na tomada de decisão. Chamamos o processo de agrometeorologia operacional, onde as operações agrícolas são definidas seguindo a meteorologia.

Portanto, os instrumentos meteorológicos são equipamentos utilizados para adquirir dados meteorológicos (termômetro/temperatura do ar, pressão atmosférica/barômetro, higrômetro/umidade relativa do ar etc). A reunião desses instrumentos em um mesmo local, é denominada estação meteorológica.