Qual é o queijo que pode comer quem tem gordura no fígado?

Perguntado por: agaspar . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Leite e derivados com pouca gordura, como leite e iogurte desnatados, e queijos brancos, como ricota, cottage e Minas frescal.

Prefira queijos mais magros, com menor quantidade de gordura. Exemplos: ricota, cottage, muçarela de búfala, minas e queijos na versão light (com redução de gordura);

O leite e os derivados como queijos e iogurtes devem ter sempre o menor teor de gordura possível. Por isso os queijos ricota e cottage são os mais aconselhados. Os demais produtos que consumir, procure sempre pelas opções de desnatados.

A gordura no fígado também está associada ao consumo excessivo de alimentos ricos em carboidratos, como o pão e o macarrão. Dessa forma, o consumo desses alimentos deve ser moderado e preferencialmente ser consumido na forma integral.

O tipo mais perigoso, no entanto, é a gordura trans, porque é a que mais induz depósito de gordura no fígado, explica. Ela é encontrada em biscoitos, salgadinhos, pão de queijo, folhados e outros tipos de alimento.

Contudo, há recomendações sobre quais são mais saudáveis e ideais para a alimentação diária. A nutricionista Priscilla Primi sugere privilegiar os queijos frescos, aqueles com grande quantidade de água e pouca concentração de gordura, como o cottage, o minas frescal e a ricota, e que necessitam de refrigeração.

O consumo de queijos magros, com menor quantidade de gordura, como, a ricota, queijo Quark, Minas e requeijão light, pode trazer benefícios para quem está em processo de emagrecimento.

Queijos de búfala

Queijos de búfala e 5.
Ela, por natureza, é uma molécula menor e menos inflamatória”, explica a nutricionista. Esses tipos de queijo possuem diferentes tipos de apresentação, podendo ser comprados de corte, em pote ou até em pasta. A diferença, porém, é que o queijo de cabra é menos calórico que o de búfala.

“Assim, se o objetivo é perder peso, prefira consumir o queijo cottage ou a ricota, que são as opções com baixo teor de gordura”, completa. Contudo, o queijo branco (queijo minas frescal ou queijo minas meia cura), diferente do que muitos pensam, tem teor de gordura similar a outros queijos amarelos.

O maior benefício nutricional desse tipo de queijo é a quantidade de cálcio, que é quase três vezes maior que o da ricota e dez vezes maior que o teor de cálcio do cottage. Por isso, o queijo minas é muito indicado para idosos, que são mais suscetíveis a problemas ósseos, como a osteoporose.

O queijo AMARELO é mais calórico e mais nutritivo que o queijo BRANCO. O queijo AMARELO possui mais gordura que o queijo BRANCO – e, por isso, não é indicado para dietas, mas é a primeira escolha para dar sabor às melhores receitas.

Entre os alimentos bons para o fígado e de fácil acesso, temos a batata doce, pois é rica em betacaroteno, um poderoso anti-inflamatório natural e muito importante para a saúde do corpo humano.

Rico em glutationa, que beneficia diretamente o fígado, o tomate ainda traz diversos outros benefícios para o corpo, como as altas quantidades de licopeno – que ajudam a prevenir o desenvolvimento do câncer.

O QUE É BOM PARA GORDURA NO FÍGADO?

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Carboidratos complexos moderados (em sua forma integral);
  • Carnes brancas (principalmente peixes);
  • Gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas);
  • Proteínas de fonte vegetal (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha).