Qual é o propósito do dízimo?

Perguntado por: dvargas . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

A palavra dízimo significa “a décima parte”. O dízimo é uma doação, ou oferta, de um décimo de sua renda para o serviço de Deus. Desde a antiguidade, Deus ordenou a Seu povo que desse um décimo de tudo o que ganhasse de volta a Ele. Esse mandamento ainda está em vigor hoje.

Com o dízimo, fazemos uma doação e também pagamos uma obrigação. O dízimo é a lei de Deus para Seus filhos ainda que o pagamento seja inteiramente voluntário. Quanto a isso, ela não difere da lei do Dia do Senhor ou de qualquer outra de Suas leis. Podemos, talvez, recusar-nos a obedecer a alguma ou a todas elas.

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.

Devemos encarar o dízimo, o ato de poder doá-lo, como uma alegria e uma benção, por isso ser dizimista é um testemunho de fé em Deus e de confiança em Suas promessas.

Pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por coisas materiais e a sermos honestos com nosso próximo. Aprendemos a acreditar que aquilo que nos foi dado, por meio das bênçãos do Senhor e de nossos próprios esforços diligentes, é o suficiente para nossas necessidades.

Com o dízimo aprendemos a devolver a Deus um pouco do que Dele recebemos! Devolver o dízimo é aprender a amar a Deus e ao outro: a Deus porque devolvemos a Ele um pouco do muito que Ele que nos dá, e ao outro porque partilhamos com a comunidade os bens que possuímos.

Jesus não dá muita importância a dízimos: “Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas!, que pagais o dízimo da hortelã, do funcho e do cominho, enquanto descuidais o que há de mais grave na lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade; é isto que era preciso fazer, sem omitir aquilo” (Mateus 23: 23).

Quando pagamos o dízimo, contribuímos com o trabalho da Igreja. Esta Igreja não poderia prosseguir sem renda, e essa renda nos foi proporcionada por Deus [por meio da lei do dízimo]. Nossos templos, nos quais recebemos as mais altas bênçãos concedidas aos mortais, são edificados com essa renda.

Assim, Deus criou a doutrina do dízimo, na busca do compromisso de fidelidade de Adão, na preservação de uma única árvore em meio a todas as outras existentes.

pelos pobres! Uma parte do dízimo deve ser destinada aos necessitados, aos pobres mais pobres.

Pagar o dízimo demonstra amor a Deus e ao próximo
Em troca, Ele pede que apoiemos Sua obra e que demonstremos nosso amor pelas pessoas. O dízimo ajuda a proclamar o evangelho e edificar o reino de Deus na Terra. Suas contribuições têm o potencial de abençoar a vida de muitas outras pessoas além de sua própria vida.

Richards, A Lei do Dízimo, folheto, 1983, p. 8). O Apóstolo Paulo ensinou que a maneira como doamos é tão importante quanto o que doamos. Ele disse: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).

DO QUE SE TEM
Para que haja uma devolução do dízimo, é necessário que haja uma “renda”. Porém, sendo que não precisamos dar o dízimo apenas do dinheiro, podemos fazê-lo através de outro tipo de lucro que venhamos a ter, pois não recebemos de Deus apenas dinheiro, mas também roupas, alimentos, saúde, vida, etc...