Qual é o pronome de Vossa Reverendíssima?

Perguntado por: emoreira . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 10 votos

Vossa Reverendíssima (V. Rev.mª) - Usado em tratamento formal a padres, sacerdotes, bispos e religiosos em geral. Vossa Onipotência - Usado em tratamento formal a Deus. Não se utiliza a forma abreviada.

Vossa Majestade = V.M. Vossa Reverendíssima, Vossas Reverendíssimas = V. Rev.ma, V. Revma., V.

Ao se dirigir diretamente a ele, diga "Padre (Nome e/ou Sobrenome) ou simplesmente "Padre" - ou, por escrito, como "Reverendíssimo Padre (Nome e Sobrenome)".

Bispos e Arcebispos Reverendíssimo Senhor Reverendíssimo Senhor D. ... Bispo de ... Vossa Excelência Reverendíssima V.

e) Vossa Excelência Reverendíssima: V. Ex. ª Rev.ma (com ma em letras mais pequenas e colocadas mais acima), VV. Ex.ªs Rev.

Os pronomes de tratamento são usados para se dirigir às pessoas com quem se fala (2.ª pessoa). Eles representam as formas educadas, de acordo com a idade ou cargo ocupados, e assumem o papel de pronomes pessoais.

As demais autoridades serão tratadas com o vocativo Senhor, seguido do cargo respectivo: Senhor Senador, Senhor Juiz, Senhor Ministro, Senhor Governador, Em comunicações oficiais, está abolido o uso do tratamento digníssimo (DD), às autoridades arroladas na lista anterior.

Tradução de rev
forma abreviada de "Reverend": Reverendo, forma abreviada de "Reverend": Reverenda, acelerar…

Abreviatura de reverendo. Reverendo é alguém digno de ser reverenciado (considerar ou respeitar). Também usado para se referir a padres ou sacerdotes. Rev.

Reverendo = Rev., Rev.do, Revdo., Rev.º, Revo.

Vossa Excelência (V. Ex.ª) - Usado em tratamento formal a pessoas com alta autoridade, como o Presidente da República, ministros, senadores, deputados, embaixadores, juízes, etc., tanto do poder executivo, como do poder legislativo e do poder judiciário.

Os pronomes possessivos são aqueles que acompanham ou substituem o substantivo, indicando a relação de posse entre as pessoas do discurso e as coisas possuídas. Alguns exemplos se pronomes possessivos são: meu, minha, teu, tua, seu sua, nosso, nossa, vosso e vossa.

Vossa Excelência (V. Ex. ª):destinado às altas autoridades do Estado (Judiciário, Legislativo e Executivo) e alguns militares (oficiais generais, por exemplo).

Para se pedir a bênção ao sacerdote, coloca-se as mãos abertas, a direita sobre a esquerda, e depois de receber a bênção lhe beija as mãos. A forma indicada para pedir a bênção, não tem nenhum significado misterioso; é um gesto humilde dirigido a Deus que tem sua resposta por meio do sacerdote.

As saudações cristãs, nas quais oferecemos palavras e sentimentos aos irmãos, são diferentes das saudações litúrgicas – aquelas que fazem parte dos ritos da Igreja Católica, como “Corações ao alto!”, dita na Missa pelo Padre que a preside e significa que nossos corações devem se elevar ao Pai.

«Vossa Excelência» e «Vossa Excelência Reverendíssima» são formas usadas para os bispos. Em Portugal, a correspondência deverá ser dirigida do seguinte modo: «Excelentíssimo e Reverendíssimo Senhor Dom...» «Vossa Santidade» é o tratamento que devemos usar, em directo, quando nos dirigimos ao Papa, bispo de Roma.