Qual é o pronome de João?

Perguntado por: operalta . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.8 / 5 12 votos

No primeiro exemplo, “João” é substantivo próprio que representa uma pessoa logo, vem a ser substituído pelo pronome “ele” no singular. No segundo exemplo, “Carlos e Marcos” são substantivos próprios que são substituídos por “eles”, um pronome no plural.

Agora confira cada tipo, são 7, e seus exemplos nas tabelas didáticas.

  • Pronomes Pessoais. ...
  • Pronomes possessivos. ...
  • Pronomes demonstrativos. ...
  • Pronomes interrogativos. ...
  • Pronomes relativos. ...
  • Pronomes Indefinidos. ...
  • Pronome ou partícula expletiva ou de realce.

Atenção!

Pessoas VerbaisPronomes UtilizadosExemplo
Primeira Pessoaeste, esta, estes, estas, istoIsto não é meu.
Segunda Pessoaesse, essa, esses, essas, issoIsso não se faz.
Terceira Pessoaaquele, aquela, aqueles, aquelas, aquiloAquilo é muito bonito.

Tipos de pronomes. Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.

Esse pronome, de 1ª pessoa do singular, indica posse, ou seja, a pessoa que emite o discurso (1ª pessoa) tem posse da casa. Sou apaixonado por essa escritora! Os seus livros são os melhores.

A palavra "quando" também é um pronome relativo que exprime noção de tempo: É a hora quando eu consigo parar para pensar.

Pronome é a palavra variável que substitui ou acompanha o substantivo. Nessa atividade vamos conhecer os Pronomes Pessoais. Leia com atenção o quadro: Os pronomes o, a, os, as, têm também as formas lo, la, los, las, no, na, nos, nas.

Aqui neste contexto, torna-se perceptível que o pronome “seu”, também classificado como possessivo, agora substitui o substantivo “pai”.

Pronomes são vocábulos que substituem ou acompanham um termo substantivo. Esta casa é do meu pai, já aquela (casa) é da minha mãe. Veja que o pronome “este” acompanha o substantivo “casa”, modificando-o. Já o pronome “aquela” substitui o substantivo “casa”, o qual está implícito na oração.

Exemplos de frases com pronomes possessivos:

  • Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)
  • Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Suas escolhas são sempre muito boas.

Eles podem substituir os substantivos em uma oração ou serem usados como complemento. Os pronomes podem ser: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e de tratamentos.

Resposta verificada por especialistas
Quando alguém perguntar qual o seu pronome, responda ele/dele, contudo no caso de pessoas de gênero fluido: ilu/Dile: não binária: elu/delu.

O uso do pronome relativo “quem”
Entre os principais pronomes relativos está o “quem”. Esse pronome refere-se a um termo, que pode ser um substantivo ou pronome, chamado de “termo antecedente”, substituindo-o no início da oração seguinte, que obrigatoriamente estará subordinada à primeira.

Note que o termo “ele” substitui o nome, que poderia ser qualquer um como “Felipe só viajará se tiver dinheiro”. Quanto às variações dos pronomes pessoais do caso reto, têm-se: eu, tu, ele, nós, vós, eles.

Pronomes pessoais do caso reto

  • eu (1.ª pessoa do singular)
  • tu (2.ª pessoa do singular)
  • ele/ela (3.ª pessoa do singular)
  • nós (1.ª pessoa do plural)
  • vós (2.ª pessoa do plural)
  • eles/elas (3.ª pessoa do plural)

Os pronomes pessoais são associados a uma pessoa gramatical em particular, sendo ela da primeira pessoa, segunda pessoa, ou terceira pessoa. Os pronomes pessoais também podem se apresentar de formas distintas, a depender do seu número gramatical – singular ou plural -, gênero gramatical, caso gramatical, e formalidade.

Os pronomes pessoais referem-se às pessoas do discurso, ou seja, aos agentes envolvidos no enunciado, podendo ser a 1ª, a 2ª ou a 3ª pessoa, do singular ou do plural. São elas: 1ª pessoa: eu (singular), nós (plural); 2ª pessoa: tu (singular), vós (plural);

Por exemplo, quando alguém se identifica com o gênero feminino, podemos nos referir a esta como “ela” ou “dela”. Quando é masculino temos “ele ou “dele”. E quando uma pessoa não se identifica com os padrões de gênero, ou seja, é não-binária, podemos usar os pronomes “elu” ou “delu”.

A colocação pronominal é a posição ocupada pelos pronomes pessoais oblíquos átonos em relação ao verbo. Os pronomes pessoais oblíquos átonos podem ser posicionados antes, depois e no meio do verbo. O pronome pessoal é do caso reto quando tem função de sujeito na frase.

Na construção “sua mochila”, o pronome possessivo sua acompanha o substantivo mochila.

Quando exerce a função de pronome indefinido, o “se” é utilizado com verbos flexionados na terceira pessoa do singular. Esses verbos podem ser intransitivos, transitivos indiretos ou de ligação. O pronome indefinido é utilizado quando não se quer ou não se pode identificar o sujeito da frase.