Qual é o produto mais importante da agricultura indígena?

Perguntado por: ilima3 . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

“A mandioca é considerada por todos nós como uma dádiva, um presente de deus”. O pesquisador, que é indígena, destaca que a mandioca é para os índios um alimento básico. “É da mandioca que se faz o alimento principal para nós: a farinha”, friza.

Os povos tupi eram horticultores mais eficientes do que os povos de região seca. Plantavam mandioca, milho, batata-doce, pimenta, cará. Até hoje a base de sua alimentação é a mandioca: assada, cozida, em forma de farinha ou de polvilho.

A agricultura praticada pelos povos indígenas e por pequenos agricultores é reconhecida como formando sistemas agrícolas locais. Um sistema agrícola local é um sistema aberto, o que signifi- ca que é sempre atualizado, a partir de relações que envolvem as pessoas, os locais de cultivo e as plantas.

Os indígenas denominam de "roça" ao plantio da maniva (mandioca) e de outros tubérculos como a macaxeira, o cará, a batata-doce, o tajá e outros.

Os primeiros habitantes do Brasil, utilizando o que a natureza e a floresta lhes ofereciam, se alimentavam basicamente de mandioca, macaxeira ou aipim, milho, carne de caças, peixes, raízes, frutas silvestres, palmito, castanhas, “cocos” de palmeiras e algumas folhas.

Homens adultos fabricavam utensílios de caça, pesca e guerra, também fabricavam canoas, guerreavam, caçavam e preparavam a terra para o cultivo.

A importância da agricultura é, assim, indiscutível, pois é a partir dela que se produzem os alimentos e os produtos primários utilizados pelas indústrias, pelo comércio e pelo setor de serviços, tornando-se a base para a manutenção da economia mundial.

O estudo identificou quatro sistemas de cultivo principais: corte e queima, ou roçado, que envolvem as culturas de ciclo curto como milho e macaxeira, cultivados em área de capoeira ou mata virgem; agricultura de praia, atividade peculiar entre os Kaxinawá, com plantações de amendoim, melancia e feijão; os bananais às ...

Sociedade indígena na época colonial
Plantava-se principalmente milho, feijão, mandioca, cará, batata-doce, abóbora e tabaco. Os homens caçavam, pescavam, construíam tabas, guerreavam e preparavam o solo para a lavoura.

Como viviam os Tupis ou Tupinambás
A população dessas tribos girava em torno de 200 indivíduos, mas podia atingir até 600. Viviam da caça, coleta, pesca, além de praticarem a agricultura, sobretudo de tubérculos, como a mandioca e a horticultura.

A comunidade consome a mandioca também na forma de farinha, beiju e caiçuma, espécie bebida fermentada. A lida com a mandioca se inicia na estação seca, quando os homens Apurinã preparam o terreno da roça, realizando sua limpeza e queima.

Nelas, os povos indígenas realizam suas atividades econômicas tradicionais de subsistência – caça, pesca, coleta, agricultura, fabricação de adornos e utensílios – e desenvolvem produtos para comercialização que visam a geração de excedentes para acessar bens de consumo e serviços.

A princípio, a prática da agricultura surgiu cerca de 12 mil anos atrás durante o período neolítico, sendo um dos processos constitutivos das primeiras civilizações. Nesse sentido, ela foi desenvolvida de forma gradual, sendo que a plantação de cereais e tubérculos foram as primeiras formas de cultivo.

Entre muitos outros frutos nativos indígenas, podemos destacar o Açaí, Tucumã, Guaraná, Cupuaçú, Pinha, Cajuru, Pupunha, feijão-de-corda e pimenta-de-cheiro.

As roças indígenas atuais
Entre as culturas plantadas pelos guarani paulistanos atualmente estão espécies de cultivo anual, como milho, mandioca, feijão, batata-doce, abóbora e melancia, chamadas por eles de tembi'u ete'i (comida verdadeira).

Entre as línguas indígenas do Brasil, os troncos linguísticos com maior número de línguas são o tupi e o macro-jê. Existem também povos que falam o português; no entanto, estes casos são considerados como perdas linguísticas ou identidades emergentes.

A culinária brasileira herdou vários hábitos e costumes da cultura indígena, como a utilização da mandioca e seus derivados (farinha de mandioca, beiju, polvilho), o costume de se alimentar com peixes, carne socada no pilão de madeira (conhecida como paçoca) e pratos derivados da caça (como picadinho de jacaré e pato ...