Qual e o produto final da fotossíntese?

Perguntado por: dfarias . Última atualização: 1 de junho de 2023
4.8 / 5 18 votos

oxigênio

Como dito, a fotossíntese é um processo pelo qual são produzidas moléculas orgânicas, com base em água e dióxido de carbono, e que apresenta também como produto final o oxigênio, que é liberado no ambiente.

Além da energia luminosa, para realizar a fotossíntese são necessários dióxido de carbono (CO2) e água (H2O) como reagentes e os produtos gerados são carboidratos (glicose e sacarose) e gás oxigênio (O2).

A fotossíntese ocorre em duas etapas ou fases, que serão descritas mais detalhadamente no próximo tópico. A fase luminosa ou fotoquímica, que é a fase em que ocorre a captura de luz; e a fase de fixação de carbono, em que a energia capturada será utilizada na produção dos compostos orgânicos.

Já a respiração celular apresenta como produto final gás carbônico e água, que serão utilizados pelos organismos produtores para a realização da fotossíntese.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

Fotossíntese. Fotossíntese é um processo realizado pelas plantas para a produção de energia necessária para a sua sobrevivência. Como acontece? A água e os sais minerais são retirados do solo através da raiz da planta e chega até as folhas pelo caule em forma de seiva, denominada seiva bruta.

O pigmento conhecido como clorofila tem a função de captar a luz, garantindo, assim, que os organismos fotossintetizantes produzam seu alimento através do processo de fotossíntese. Dessa forma, a clorofila é fundamental para a manutenção do oxigênio disponível na Terra.

A substância que sofre fotofosforilação na fotossíntese é o ADP, formando ATP. É neste processo que as plantas produzem e armazenam energia para a etapa química da fotossíntese. Sendo assim, a fase fotoquímica da fotossíntese tem como função converter a energia luminosa em energia química.

O CO2 também desempenha um papel fundamental na fotossíntese das plantas e outros organismos cloroplastos, juntamente com a luz solar e a água. Esse processo é responsável por produzir oxigênio (O2) e glicose, sendo vital para a geração de energia química e a manutenção do equilíbrio ecológico.

A fotossíntese é dividida em dois processos básicos: reação luminosa e reação de fixação de carbono.

A quimiossíntese é um processo em que organismos autotróficos utilizam compostos inorgânicos como fonte de energia para produzir matéria orgânica. Bactérias nitrificantes que participam do ciclo do nitrogênio realizam quimiossíntese.

Os alimentos das plantas são fornecidos pelo solo, que, além de sustentá-las, é o depósito das substâncias das quais os vegetais se alimentam.

A fotossíntese é um processo realizado pelos vegetais para a produção do seu alimento. Para este processo, elas utilizam gás carbônico, água e energia solar, produzindo glicose (alimento para o vegetal) e oxigênio (que é liberado para a atmosfera).

Saldo energético total da respiração aeróbia celular
Para cada molécula de glicose que entra na cadeia respiratória, formam-se 30 ou 32 ATP. Isso porque são necessários 2 NADH para formar 5 ATP e 2 FADH2 para formar 3 ATP na cadeia respiratória. Assim, cada NADH produz 2,5 ATP e cada FADH2 produz 1,5 ATP.

Relação entre respiração e fotossíntese
Para a sobrevivência da planta, outro processo é fundamental: a fotossíntese. Nesse sentido, um fenômeno depende do outro. Ambos estão diretamente conectados, pois a respiração celular é responsável por gerar gás carbônico, essencial para a fotossíntese.

Na fotossíntese, a energia solar é captada na forma de energia química em um processo que converte água e dióxido de carbono em glicose. O oxigênio é liberado como subproduto. Na respiração celular, o oxigênio é usado para quebrar a glicose, liberando energia química e calor no processo.

Babosa

Babosa. Muito conhecida na indústria de cosméticos, a babosa, ou aloe vera, também é outra planta muito benéfica para os ambientes onde são cultivadas. De acordo com a NASA, essa é uma das espécies que mais produzem oxigênio e melhoram a qualidade do ar.

Uma matéria publicada pelo Woods Hole Oceanographic Institution explica: 'O ar que respiramos é 78% nitrogênio e 21% oxigênio. O resto é composto de gases muito menos comuns, incluindo dióxido de carbono. Mas nem sempre foi assim'. 'Até 600 milhões de anos atrás, a atmosfera da Terra tinha menos de 5% de oxigênio.