Qual é o produto final da compostagem?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.4 / 5 2 votos

O resultado final da compostagem é o composto orgânico, que pode ser aplicado no solo para melhorar suas características, sem ocasionar riscos ao meio ambiente. A técnica da compostagem é desenvolvida com a finalidade de ace- lerar com qualidade a estabilização da matéria orgânica.

Se for colocar em vasos dentro de casa, misture bem com a mão, sobre um jornal, para homogeneizar a terra. Se preferir utilizar o composto para plantas que estão no jardim, utilize a mesma medida e abra uma pequena cova para misturar a terra do local ao composto, no caso de plantar uma muda ou semente.

O processo geral de compostagem pode ser dividido em três fases: mesofílica, termofílica e de maturação.

O composto ou adubo orgânico natural vendido nas lojas de jardinagem é um produto derivado de um processo de compostagem ou transformações físico-químicas e biológicas de decomposição microbiológica pelos quais os resíduos vegetais passam no período de compostagem.

Monte as camadas de resíduos
Pegue a caixa do meio e vá preenchendo com recursos na seguinte ordem: uma camada de folhas secas e palha, seguida de terra, um pouco de serragem e sobras de alimentos naturais. Só depois siga para a caixa de cima e, no dia a dia, intercale o abastecimento de ambas.

A compostagem, conhecida como o processo de reciclagem do lixo orgânico, transforma a matéria orgânica encontrada no lixo em adubo natural, que pode ser usado na agricultura, em jardins e plantas, substituindo o uso de produtos químicos.

Quanto tempo em média demora o processo de compostagem? No total, o processo de compostagem dura 4 meses.

Decomposição é o processo de desintegração de um produto. O tempo de decomposição varia conforme o tipo de material de que é feito esse produto. No caso da matéria orgânica, a decomposição é realizada por fungos e bactérias, o que resulta em formas solúveis cheias de nutrientes que podem ser absorvidos pelas plantas.

O que é adubo orgânico? Adubo orgânico é o preparo de uma substância benéfica ao crescimento das plantas, por meio de compostagem de uma série de elementos que sofrem decomposição. Ele considera desde resíduos vegetais, como folhas secas, grama, restos de alimentos, até esterco animal.

A compostagem leva de 9 a 16 semanas, dependendo do material orgânico utilizado, das condições ambientais (no verão é mais rápido) e do cuidado no revolvimento constante e uniforme da leira.

O que colocar na composteira: Restos de frutas e verduras, borra de café com o papel-filtro, restos de pães (umedecer antes), galhos finos, folhas, flores de jardins e grama cortada, cascas de ovo, de preferência moídas, papelão do rolo de papel higiênico, guardanapos usados, sem resíduos de carne, sabugo de milho em ...

Mas você sabe quais são os sistemas de compostagem? Existem dois tipos de compostagem: a vermicompostagem e a compostagem seca. No primeiro modo, a decomposição é feita por meio da ação de minhocas que auxiliam os microrganismos já presentes no solo.

Há três tipos principais de adubação que podem ser aplicados nas lavouras:

  • orgânica;
  • mineral;
  • organomineral.

Cada tonelada do adubo orgânico produz entre 14 e 18 kg de nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K) e matéria orgânica que pode ser utilizada na agricultura.