Qual e o produto da fotossíntese?

Perguntado por: ixisco . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

glicose

É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.

Na fotossíntese, gás carbônico é utilizado e oxigênio liberado. As trocas gasosas com o meio acontecem graças à presença de estômatos.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, organelas presentes em todas as partes da planta. Pigmentos são substâncias que captam a luz, como as clorofilas, os carotenoides e as ficobilinas, sendo a principal delas a clorofila a. Diferentemente da maioria das demais organelas, os cloroplastos apresentam DNA próprio.

A fotossíntese ocorre nos cloroplastos, uma organela presente apenas nas células vegetais, e onde é encontrado o pigmento clorofila, responsável pela cor verde dos vegetais.

oxigênio

Como dito, a fotossíntese é um processo pelo qual são produzidas moléculas orgânicas, com base em água e dióxido de carbono, e que apresenta também como produto final o oxigênio, que é liberado no ambiente.

É graças à fotossíntese que a planta produz seu próprio alimento. A luz é captada por meio de um pigmento verde chamado clorofila presente nas plantas. A luz é a fonte de energia. A água, os nutrientes e o gás carbônico são os ingredientes.

Ela possui papel fundamental no processo de fotossíntese, atuando ativamente na produção de substâncias orgânicas. As clorofilas b, c e d atuam como pigmentos acessórios na fotossíntese, ajudando a ampliar a faixa de luz que pode ser utilizada nesse processo, complementando a captação de luz.

As plantas, no geral, se alimentam através da fotossíntese. A fotossíntese é um processo onde as folhas, por meio de uma substância verde chamada clorofila, absorve a luz do sol e juntamente com a água e o gás carbônico, produz oxigênio, mas também um açúcar chamado de glicose, que é seu alimento.

Ouça o texto abaixo em aúdio! A respiração celular é um processo em que moléculas orgânicas são oxidadas e ocorre a produção de ATP (adenosina trifosfato), que é usada pelos seres vivos para suprir suas necessidades energéticas.

sacarose

Produto da fotossíntese das plantas, com a formação de carboidratos a partir de dióxido de carbono e água usando a energia do sol, a sacarose é o açúcar principal na seiva de plantas.

Fotossíntese significa o processo biológico realizado através da clorofila presente nas plantas verdes, que, através da energia da luz solar, absorvem água e dióxido de carbono da atmosfera que são transformados em energia química. Simultaneamente, há libertação de oxigênio na atmosfera, que renova e purifica o ar.

O oxigênio liberado pela fotossíntese realizada pelos eucariontes e pelas cianobactérias provém da água, e não do gás carbônico, como se pensava antigamente. Essa equação mostra que H2A pode ser a água (H2O) ou o sulfeto de hidrogênio (H2S) e evidencia que, se for água ela é a fonte de oxigênio na fotossíntese.

04 – (UFU MG/2013) A fotossíntese das plantas pode ser dividida em quatro etapas: absorção de luz, transporte de elétrons, produção de ATP e fixação de carbono.

Os alimentos das plantas são fornecidos pelo solo, que, além de sustentá-las, é o depósito das substâncias das quais os vegetais se alimentam.

Nas plantas, o oxigênio entrará por estruturas chamadas de estômatos. A respiração celular é um evento complexo, mas, de maneira resumida, podemos dizer que nele ocorre uma reação entre a glicose e o oxigênio, gerando, no final, gás carbônico, água e energia.

oxigênio

As plantas produzem oxigênio durante a fotossíntese (num mecanismo praticamente inverso à respiração celular), liberando-o à atmosfera. Além disso, o oxigênio também é o principal comburente, ou seja, ele “alimenta” o processo de combustão.

Na fotossíntese, a partir de luz, água e gás carbônico, as moléculas orgânicas são sintetizadas e é liberado oxigênio.

A fotossíntese promove a remoção de gás carbônico da atmosfera, utilizando o carbono para a produção de moléculas orgânicas.

Na respiração celular, os elétrons fluem da glicose para o oxigênio, formando água e liberando energia. Na fotossíntese, eles vão na direção oposta, começando na água e terminando na glicose - um processo que requer energia que é fornecida pela luz.