Qual é o processo que geralmente está associado ao crescimento da cidade que passa a ocupar cada vez mais o espaço do município Expandindo-se para a periferia?

Perguntado por: abarbosa . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 15 votos

A conurbação é um fenômeno típico de áreas urbanizadas em que há cidades com alto índice de crescimento urbano. Em suma, trata-se da junção de um município com outro, o que ocorre quando essas áreas crescem horizontalmente e expandem seus espaços de influência além dos limites municipais.

- O aumento da população nas grandes cidades está associado ao êxodo rural, ou seja, ao fato de a população deixar a zona rural para dirigir-se aos centros urbanos. - O processo de urbanização ocorre segundo fatores atrativos, como a industrialização, e fatores repulsivos, como a modernização do campo.

Ele é fruto do crescimento vegetativo natural das próprias cidades, somado aos fluxos migratórios vindos do campo. Portanto, a urbanização está intrinsecamente ligada à migração das populações rurais para as áreas urbanas. Esse processo é chamado de êxodo rural.

Urbanização consiste no processo pelo qual a população urbana cresce em proporção superior à população rural. É um fenômeno de concentração urbana e conseqüente crescimento e desenvolvimento das cidades.

Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram” e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.

Afinal, oito em cada dez de nós, brasileiros e brasileiras, vivemos em áreas urbanas. Áreas essas que passaram por uma urbanização acelerada: nas últimas seis décadas, passamos de 70,2 milhões para 209,3 milhões, e a população urbana subiu de 44% para os atuais 85%.

Esse processo pode ser horizontal ou vertical, caracterizando dois tipos distintos de crescimento territorial urbano: crescimento extensivo e intensivo, respectivamente.

Urbanização é o aumento proporcional da população urbana em relação à população rural. Segundo esse conceito, só ocorre urbanização quando o crescimento da população urbana é superior ao crescimento da população rural.

A industrialização e o êxodo rural decorrente da modernização do campo são os principais causadores do avanço da urbanização brasileira. Foi na década de 1970 que o Brasil se tornou um país efetivamente urbanizado, já que foi nesse período que mais da metade de sua população passou a viver nas cidades.

Estudos apontam que um desenvolvimento de sucesso das cidades é guiado tanto por fatores externos (por exemplo, localização geográfica privilegiada ou possuir um porto em um período de crescimento do comércio internacional do país) quanto por internos, como políticas estratégicas que influenciam o crescimento e ...

O Município poderá ser formado por meio de criação, incorporação, fusão e desmembramento. Para criar novos municípios, será preciso: Lei complementar federal abrir período autorizando a criação (EC 15/96);

Desse modo, a principal causa da urbanização está atrelada à saída da população rural em busca de melhores condições de vida na área urbana.

O processo de urbanização consiste no crescimento das cidades em comparação com o espaço rural em um determinado território, podendo manifestar-se tanto pelo aumento do espaço físico em si quanto pela elevação e concentração da população.

A construção de novas vias, a partir do modelo rodoviário de transporte, facilitou o processo migratório e o acesso aos centros urbanos. Os valores da vida urbana vão ser amplamente disseminados pelos meios de comunicação, principalmente rádio e televisão, como forma de seduzir a população rural a migrar para a cidade.