Qual é o processo de formação da palavra guarda-sol?

Perguntado por: rmarques . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 13 votos

A palavra guarda-sol é formada por dois radicais: guard + sol. Radical é a parte da palavra que contém o seu significado, ou seja, podemos dizer que é a sua parte mais importante. Na derivação, uma das formas mais simples de formar palavras é acrescentando prefixos e sufixos, por exemplo: solar.

O que é um processo de formação de palavras? As palavras surgem por meio de dois processos principais: a derivação e a composição. Pode haver, ainda, outros meios de formar novas palavras como a abreviação, a reduplicação, o hibridismo, a combinação e a intensificação.

SubstantivoEditar

SingularPlural
Masculinoguarda-solguarda-sóis

No estudo da Língua Portuguesa, a aglutinação se refere a um processo de formação de palavras. Nesse processo de composição, ocorre a junção de duas ou mais palavras que dão origem a um novo termo.

Justaposição é um processo de formação que ocorre quando os radicais das palavras se juntam sem que haja alteração fonética. Couve-flor,salário-família,passatempo e girassol são exemplos de palavras formadas por justaposição.

Guarda-Chuva é um substantivo masculino composto, formado por justaposição* da forma verbal “Guarda” (do verbo Guardar) e do substantivo “Chuva”, ou seja, Guarda + Chuva.

O substantivo guarda-chuva é formado por dois elementos (guarda + chuva). Esse substantivo é composto.

Sabe-se que guarda-chuva básico foi inventado há mais de 4.000 anos e era usado pelos chineses. Mais tarde, Assírios, Egípcios, Persas e Romanos tiveram influência na utilização de novos materiais na busca para conseguir combinar a utilidade com a elegância.

A palavra couve-flor é formada por composição por justaposição (quando não há alteração das palavras que a compõem); a palavra planalto (plano + alto) é formada por composição por aglutinação (quando há perda de fonemas de uma ou de ambas as palavras); a palavra aguardente (água = ardente) é formada por composição por ...

Há diferentes tipos de derivação: - Prefixal (ou por prefixação) - ocorre quando há acréscimo de um prefixo a um radical. - Sufixal (ou por sufixação) - ocorre quando há acréscimo de um sufixo a um radical.

A palavra beija-flor é composta pelas palavras beija e flor, ou seja, ambas não sofrem alteração na sua forma fonológica.

Substantivos compostos por justaposição e sem elemento de ligação
arranha-céucachorro-quentepalavra-chave
arroz-docedecreto-leipão-duro
bate-papoguarda-chuvaquebra-cabeça
beija-flormatéria-primavaga-lume

Substantivos compostos iniciados por guarda

  • Guarda-noturno -> Guardas-noturnos.
  • Guarda-sol -> Guarda-sóis.
  • Guarda-chuva -> Guarda-chuvas.

Composição por justaposição: Ocorre quando os elementos ou palavras que formam os compostos estão justapostos, isto é, lado a lado. Trata-se da junção de duas ou mais palavras ou radicais sem que haja alterações sonoras e/ou ortográficas.

Há dois tipos de composição: aglutinação e justaposição. Ocorre quando um dos radicais, ao se unirem, sofre alterações. Exemplos: planalto (plano + alto), embora (em + boa + hora). Ocorre quando os radicais, ao se unirem, não sofrem alterações.