Qual é o problema mais grave na coluna?

Perguntado por: lneves . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

A lombalgia ocorre na parte inferior da coluna vertebral (coluna lombar). Uma grande parcela da população nos dias de hoje convive com o problema. A dor aguda dura, normalmente, até 12 semanas, enquanto a dor crônica pode durar anos, indicando um problema bem mais incapacitante na coluna vertebral.

Pernas. Dormências na perna, dificuldade para se locomover ou se manter de pé podem ser sinal de graves problema de coluna. Alterações da sensibilidade das pernas ou dificuldade para realizar tarefas de pé ou caminhando merecem avaliação mais detalhada da coluna, em especial da região lombar.

Quais são os sintomas de uma coluna inflamada?

  • Dificuldade para realizar movimentos com o pescoço;
  • Sensação de dormência no ombro, braço, cotovelo, mão ou dedos;
  • Fraqueza em um dos braços;
  • Fraqueza nas pernas;
  • Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga;
  • Dor ou dificuldade para respirar;
  • Incontinência urinária.

Problemas na coluna podem dar sim o direito a se aposentar pois alguns problemas são muito prejudiciais para vida do trabalhador, Doenças da coluna que dão direito a aposentadoria por incapacidade permanente são: Hérnia de Disco. Osteofitose.

Sintomas

  • Fraqueza progressiva;
  • Atrofia muscular;
  • Perda de equilíbrio;
  • Cãibras musculares;
  • Perda de peso;
  • Gagueira e alterações na voz;
  • Contrações involuntárias dos músculos.

Afetam a parte óssea da região, a ligamentar ou a muscular. As dores causadas por uma lesão na coluna tendem a gerar uma queda na qualidade de vida, prejudicando a saúde da pessoa — afinal, essa é uma região importante do corpo. Por isso, é importante saber como cuidar bem dela.

Situações de complicação da coluna cervical podem envolver compressão nervosa e causar febre, tontura, formigamento, calafrios, tremores, dormência, perda de força nos ombros, dedos ou dor cervical irradiando para o braço nos casos de cervicobraquialgia.

Estenose espinhal: O formigamento nas pernas é um sintoma comum de estenose espinhal, uma condição que ocorre quando os espaços entre as vértebras da coluna vertebral se estreitam e pressionam os nervos.

nas costas! Por isso, pode estar relacionado a problemas nos rins, nos pulmões e, também, na coluna vertebral. As dores da coluna são referentes a problemas que afetam unicamente as vértebras, nervos e outras estruturas pertencentes a essa região do nosso corpo.

Quais são os sinais e sintomas mais comuns dos tumores? O primeiro sinal de alerta para tumores na coluna são dores noturnas e sem relação com atividades físicas. O paciente também pode apresentar deformidade progressiva da coluna e sintomas gerais, como febre, fadiga, perda do apetite e perda de peso excessiva.

A ressonância magnética é frequentemente reconhecida como o método mais eficaz para examinar a coluna vertebral, visto que fornece imagens de alta definição dos tecidos moles, incluindo a medula espinhal e os nervos.

Sintomas da coluna inflamada
Os sintomas incluem dores persistentes e rigidez na região afetada, dores agudas que podem irradiar e uma incapacidade de levantar objetos pesados ou mesmo de mobilidade em geral. Se não for tratada, uma coluna inflamada pode levar a problemas mais graves como ciática e hérnias discais.

“As doenças degenerativas da coluna são doenças que decorrem de processos de desgaste dessas estruturas. Os acometimentos mais comuns são degeneração dos discos intervertebrais, protusões e hérnias de disco, artrose facetária ou artrose da coluna, estenose do canal vertebral e escoliose degenerativa”, afirma.

Na coluna lombar, a degeneração ocorre mais frequentemente entre as vértebras L4 – L5 e L5 – S1, sendo que, neste caso, quando comprime algum nervo, pode se manifestar com dor na coxa/pernas, parestesia (alteração de sensibilidade), e fraqueza muscular. Além disso, a dor lombar crônica também pode estar presente.

As doenças da coluna podem te afastar do trabalho e ocasionar o recebimento do auxílio-doença no primeiro momento. Porém, dependendo da gravidade, podem incapacitá-lo de forma permanente.