Qual é o problema do egoísmo?

Perguntado por: rfreitas . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Sendo natural ou adquirido, o indivíduo egoísta possui baixa consciência emocional, o que o limita enxergar o outro. Aliás, uma característica marcante do egoísmo é dificuldade de se colocar no lugar do outro. Não há empatia, ao contrário, há uma impaciência com o que é diferente a si.

Não importa o ambiente, o egoísta está sempre se priorizando, se achando merecedor de benefícios e se considerando mais importante que os demais. O medidor que ele usa para si não é o mesmo que ele usa para os outros. Ou seja: dois pesos, duas medidas. Assim funciona a lógica do egoísta.

Egoísmo: preocupação excessiva com as próprias vantagens à custa das dos outros. Maquiavelismo: atitude manipuladora e insensível e a crença de que os fins justificam os meios. Desconexão moral: estilo de processamento cognitivo que permite que as pessoas se comportem sem ética e sem sentir angústia.

Os egoístas têm como principal característica enxergar apenas a si mesmos, agindo em prol de seus interesses e ignorando o fato de que suas atitudes muitas vezes podem magoar as pessoas.

Porém, o egoísmo movido somente pela autossatisfação, pode proporcionar malefícios não somente ao coletivo, como a nós mesmos. Ao desconsiderarmos os limites e as necessidades alheias para conquistarmos nossos próprios objetivos, criamos um mal-estar geral, que causa o afastamento das pessoas à nossa volta.

Egoísmo é um exclusivismo que faz o indivíduo se referir tudo a si próprio. É um orgulho, uma presunção. A pessoa que trata só de seus interesses, que carrega consigo os sentimentos do egoísmo é adjetivada de egoísta.

Quem é egoísta corre o risco de perder amizades ou até familiares, já que fica complicado manter qualquer relacionamento saudável nessas condições.

A seguir estão as 7 características mais comuns das pessoas egoístas:

  • Se aproveitam de todas as situações para se beneficiar: ...
  • Geralmente não gostam de compartilhar: ...
  • Levam ao extremo o princípio da reciprocidade: ...
  • Não gostam de emprestar nada: ...
  • Não gostam de fazer favores:

6 conselhos para lidar com pessoas orgulhosas e egoístas

  1. Observe as virtudes de essa pessoa. ...
  2. Estabeleça limites. ...
  3. Tente entender o modo de ser alheio. ...
  4. Cuide da sua autoestima. ...
  5. Você não pode mudar essa pessoa. ...
  6. Evite as críticas.

Agradar, se preocupar e se sacrificar não é amar. Se relacionar com pessoas com características egocêntricas pode ser muito desafiador. No começo você nem percebe e acha legal ter uma pessoa decidida ao seu lado. Além disso, você está tão apaixonada que nem liga para atender aos pedidos do amado ou da amada.

Uma pessoa egoísta é por definição aquela que só pensa no próprio bem-estar, então nem é de surpreender que ela acabe fazendo com que a outra pessoa do relacionamento nem tenha voz, não fale nada ou que, quando fale, sinta que é totalmente desinteressante devido à visível falta de interesse do outro.

O que é egoísmo? O egoísmo é a tendência de valorizar o próprio ego, isto é, de colocar-se sempre em primeiro lugar, muitas vezes em detrimento das outras pessoas. Em outras palavras, o egoísta é aquele que pensa apenas em si, ou mais em si do que nos outros.

A doutrina espírita nos ensina que o egoísmo é a matriz de todos os males do homem. O ser egoísta coloca sempre seus interesses, opiniões, desejos em primeiro lugar, além de ser ciumento, invejoso e insatisfeito.

Na Bíblica, o egoísmo significa pecado. Mais que um sentimento ou característica da personalidade de alguém, a Bíblia nos alerta para o mal dessa propensão natural. O egoísta peca, pois busca excessivamente a realização de seus desejos, sem considerar os de Deus ou os dos outros.

Como vimos, a importância de pensar em si mesmo está além do que a maioria das pessoas tem consciência. Muitas vezes, quando nos colocamos em prioridade, temos a sensação de culpa, que não deveríamos ter. O autocuidado é fundamental para que possamos ser o nosso melhor e, a partir daí, dar o melhor para quem amamos.

“Egoísmo: excessivo amor aos próprios interesses, sem atender aos dos outros. Egoísta: diz-se de pessoa que trata só dos seus próprios interesses, comodista.” Então, o egoísmo é quando uma pessoa está centrada APENAS em si mesma, cuidando SOMENTE dos próprios interesses.

E egoísta é a pessoa que tudo refere a si, que trata exclusivamente de si ou dos seus interesses. Tem orgulho e denota falta de sentimentos altruístas. Orgulho, conforme o dicionário, é o sentimento ou estado da alma onde se forma o conceito elevado que alguém faz de si próprio.

De acordo com o dicionário, egoísmo é “falta de altruísmo; apego excessivo aos próprios interesses; comportamento da pessoa que não tem em consideração os interesses dos outros; tendência de excluir os outros, tornando-se a única referência sobre tudo”. Já o amor-próprio é um sentimento afetivo em relação a si mesmo.

Demonstrar carinho costuma ser uma boa forma de desarmar os ataques da pessoa egoísta quando confrontada. Além disso, é fundamental que você não deixe que essa pessoa invada todos os espaços da sua vida, nem se deixe dominar.

O egocentrismo infantil é a fase que toda criança de 0 a 6 anos passa, e papais e mamães leitores, acalmem-se, é natural. Nessa fase, a criança ainda não aprendeu a se colocar no lugar do outro, e até então só enxerga o mundo de um único ponto de vista: o dela.

5 Dicas para lidar com uma pessoa que só pensa em si própria

  1. 1 – Entenda que ela não pensa nos outros. ...
  2. 2 – Dê a si mesmo a atenção que merece. ...
  3. 3 – Não dê atenção a ela. ...
  4. 4 – Evite entrar nas conversas egocêntricas dela. ...
  5. 5 – Cerque-se de boas companhias.