Qual é o problema da geração Y?

Perguntado por: anascimento . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.4 / 5 13 votos

Ansiedade. Além do imediatismo, a ansiedade é outra constante no dia a dia da geração Y. Esse é um problema muito sério e que pode, inclusive, demandar auxílio psicológico ou medicamentoso por parte de profissionais da saúde.

A Geração Y quer fazer parte de algo maior e, por isso, tende a priorizar as necessidades do seu grupo para construir um sentimento de pertencimento. Por fim, vale dizer que os Millennials buscam informações rápidas, gostam de relacionamentos virtuais e de compartilhar todos os momentos de suas vidas na internet.

Millennials

Antes, você realmente sabe quem são os Milennials? Muito provavelmente você que está lendo agora é um deles. Os Millennials, ou Geração Y, são os nascidos entre as décadas de 80's e 90's.

Além do imediatismo, a ansiedade é outra constante no dia a dia da geração Y. Esse é um problema muito sério e que pode, inclusive, demandar auxílio psicológico ou medicamentoso por parte de profissionais da saúde.

Trata-se de uma nova geração de profissionais exigentes, criativos e multitalentosos. São jovens que cresceram com o mundo estável, ou seja, sem vivência de guerras internacionais de grande escala nem desafios sociais como os passados pelas gerações anteriores.

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são nativos digitais, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia.

A Geração Y apresenta características diferenciadas das gerações anteriores, principalmente as relacionadas à tecnologia e à criatividade. Esta geração enfrenta, pela primeira vez, uma crise econômica, com redução de empregos e um mercado ainda mais competitivo.

A geração Y no mundo do trabalho, prioriza propósito a dinheiro. Isso significa que esta geração procura significado no trabalho. Em geral, pode-se dizer que são orientados por objetivos. Também fazem suas escolhas baseadas no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.

Geração Y (nascidos entre 1985 e 1999)
Testemunhas da evolução tecnológica, os integrantes da Geração Y têm transitado cada vez mais pelo ambiente on-line, seja em redes sociais, sites, aplicativos ou plataformas de streaming e comunicação.

Paul Harvey, um professor da Universidade de New Hampshire, nos Estados Unidos, e expert em GYPSYs, fez uma pesquisa onde conclui que a geração Y tem “expectativas fora da realidade e uma grande resistência em aceitar críticas negativas” e “uma visão inflada sobre si mesmo”.

Assim, das 2.598 pesquisas realizadas, esse foi o resultado: da geração mais feliz para a menos feliz, estão a Geração Silenciosa (com idade 77 anos ou mais), Boomers (58 a 76), Geração X (42 a 57), Millennials (26 a 41) e Geração Z (18-25).

Geração Alpha é o nome dado aos nascidos a partir de 2010 e às crianças que ainda vão nascer até 2025. Portanto, é a geração atual. Conhecida também como Gen A, eles sucedem a geração Z, que engloba os nascidos entre 1997 e 2009.

Pandemia, solidão, ansiedade social, frustração profissional, preocupações globais, uso excessivo das redes sociais … os problemas que pesam sob os ombros da geração Z estão aí, listados, e podem ser facilmente reconhecidos por todos.

Alphas

Muito se fala sobre os Alphas serem a geração mais inteligente de todas, e esta percepção se deve em parte por essas crianças estarem inseridas em um ambiente com estímulos constantes.

Como vimos, a Geração Y é a primeira geração a crescer com a internet, smartphones, comunicação digital, realidade virtual, software interativo e até inteligência artificial. Logo, são “nativos digitais ”, ou seja, pessoas que somam à expansão da tecnologia.

Confira a seguir quais são elas:

  • Atendimento: 10 minutos é o limite. A impaciência e a conectividade dos Millennials com diferentes canais de tecnologia permeia o comportamento desta geração. ...
  • Conexão: Celular ainda está em segundo plano. ...
  • Alcance: Melhor combinação de canais para atingir seu público.