Qual é o problema da filosofia atualmente?

Perguntado por: achaves . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

«O grande problema fundamental de toda a filosofia, em especial da filosofia moderna, é o da relação entre o pensamento e a existência [...], a relação do espírito com a natureza [...], o problema: qual existe primeiro, o espírito ou a natureza? [...]

Um problema filosófico está constituído fundamentalmente por questões abertas que podem encerrar uma variedade de respostas e essas respostas nunca se apresentam como definitivas, mas sempre podem apresentar novas possibilidades. Os problemas filosóficos são conceituais, não empíricos.

A ideia de filosofia nacional recobre habitualmente dois preconceitos nem sempre discerníveis: um preconceito psicologista e um preconceito historicista. A filosofia é aí pensada como a expressão de uma alma ou de um espírito cuja natureza permanece inalterada ao longo da História.

Esta disciplina é desvalorizada principalmente porque este tipo de investigação racional não se enquadra dentro de um sistema econômico que visa o lucro e a produtividade, ou seja, pensar e discutir sobre o que é a felicidade não dá dinheiro, mas pode levar aos seres humanos a entenderem melhor seus desejos e como ...

Ela se torna a principal responsável por levantar questionamentos sobre as diversas correntes filosóficas e a sua aplicabilidade nas questões atuais. Ela precisa se colocar como a fonte de diálogo que pensará os novos rumos políticos, sociais e educacionais da nação.

Merecem destaque as guerras mundiais, o nazismo, a bomba atômica, a guerra fria, a corrida armamentista, o aumento das desigualdades sociais e a degradação do meio ambiente. Assim, a filosofia contemporânea reflete sobre muitas questões sendo que a mais relevante é a "crise do homem contemporâneo".

O principal problema investigado pelos filósofos pré-socráticos era sobre a origem do universo, a realidade que os cercava e também os fenômenos da natureza, antes tudo era visto de uma visão cosmogônica, que provinha dos mitos, com o início do pensamento filosófico nascia a cosmologia, a maneira de conhecer, de ...

Formulamos questões como: de onde eles vêm? Quais são as alternativas a eles? Eles nos fornecem a verdade? Eles nos conduzem a boas coisas e nos afastam das ruins?

Assim, temos que os primeiros problemas filosóficos gregos foram: · Epistemológicos. · Sociológicos. · Cosmológicos. · Axiológicos.

A grande importância da Filosofia é que nos impulsiona a desvendar os mistérios da nossa existência, e compreender o por- quê e a razão principal para as coisas existentes, impulsiona o indi- víduo a pensar por si só, a nos reconhecer enquanto sujeito crítico, a refletir sobre as situações do dia a dia e nos permite ...

A Filosofia é um ramo do saber que procura entender os conceitos ou as essências de tudo o que existe no mundo, criando, assim, as definições conceituais. Os conceitos, que nascem daquelas definições, são, por sua vez, significados complexos que movimentam problemáticas.

A filosofia não só nos ajuda a ver o mundo de maneira diferente, mas também pode mudar a forma como interagimos com ele. De como podemos ajudar os outros até como enfrentar a morte, ou se devemos tuitar com raiva.

A filosofia é o produto da nossa reflexão e estes problemas filosóficos surgem geralmente de forma espontânea, em consequência da nossa curiosidade acerca de nós próprios e das nossas ideias mais básicas.

Não existe um único motivo ou fato histórico que tenha estimulado o surgimento da filosofia. É preciso entender que a organização social, política e econômica da Grécia proporcionaram um ambiente que favoreceu a explicação racional ao invés da mitológica.

A filosofia quer encontrar o significado mais profundo dos fenômenos. Não basta saber como funcionam, mas o que significam na ordem geral do mundo humano. A filosofia emite juízos de valor ao julgar cada fato, cada ação em relação ao todo. A filosofia vai além daquilo que é, para propor como poderia ser.

“Onde está a necessidade da filosofia? Está no fato de que ela, por meio da reflexão, permite que o homem tenha mais que uma dimensão, além daquela que é dada pelo agir imediato no qual o “homem prático” se encontra mergulhado.

O homem tende à vida em sociedade porque nela, e somente nela, se torna plenamente humano. Pode-se, portanto, dizer que a vida política é para o homem a melhor das vidas possíveis. Um homem vivendo em sociedade está no seu lugar na hierarquia dos seres.

O principal foco da filosofia é a busca pelo conhecimento e compreensão do mundo e da existência humana. Ela busca responder questões fundamentais sobre a natureza da realidade, a origem do conhecimento, a ética, a moral, a política, entre outros temas.