Qual é o princípio do dízimo?
Com o dízimo, fazemos uma doação e também pagamos uma obrigação. O dízimo é a lei de Deus para Seus filhos ainda que o pagamento seja inteiramente voluntário. Quanto a isso, ela não difere da lei do Dia do Senhor ou de qualquer outra de Suas leis. Podemos, talvez, recusar-nos a obedecer a alguma ou a todas elas.
O que Jesus falou sobre o dízimo?
A palavra dízimo na nova aliança é três vezes mencionada, “E disse Jesus: “ Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim a rogar, mas cumprir” (Mateus, 5:17). Há passagem bíblica em que o Senhor Jesus confirma que o dízimo tem que ser observado também pelos cristãos nos dias atuais (Mateus 23:23).
Porquê foi criado o dízimo?
Deus instituiu o dízimo desde a criação do mundo, não porque precisa do nosso dinheiro, mas porque quer a nossa fidelidade. Ao criar o mundo, criou o Jardim do Éden e colocou Adão para administrá-lo, ou seja, guardar, cultivar e mantê-lo.
Quais são as 4 dimensões do dízimo?
A contribuição com o Dízimo é um modo de reconhecer que Deus é o Senhor de todos os bens (dimensão religiosa), de manter as estruturas eclesiais no âmbito paroquial e diocesano (dimensão eclesial) e de partilhar os recursos, em vista do crescimento do Reino de Deus (dimensão missionário) e do serviço da caridade ( ...
Quem criou o dízimo na Bíblia?
O destino do dízimo, primeiramente, era, os levitas (famílias de sacerdotes), que, por sua vez, davam 10% para o sacerdote Arão, irmão de Moisés. Havia também um dízimo especial, de três em três anos.
Quem foi o segundo dizimista da Bíblia?
Abraão deu seu dízimo a um sacerdote-rei cultuado pelos fenícios e cananeus. Embora a identidade e o significado de Melquisedeque não seja assunto bem claro, ele era dos Jebuseus. Mas, Melquisedeque representava a Cristo. E ele abençoou Abraão e sua prática dizimista.
O que o apóstolo Paulo falou sobre o dízimo?
O Apóstolo Paulo ensinou que a maneira como doamos é tão importante quanto o que doamos. Ele disse: “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Coríntios 9:7).
É certo pagar o dízimo?
Pagar o dízimo é um privilégio. Permite-nos mostrar nossa gratidão e amor ao Senhor. Nós precisamos pagar o dízimo muito mais do que Deus necessita que o façamos; entretanto, Ele fica muito satisfeito quando pagamos com fé e com um coração solícito e feliz.
Como é a administração dos dízimo?
Portanto, entenda como administrar o dízimo da igreja, de maneira eficiente! Como você deve saber bem, os sugeridos 10% do salário de seus fiéis são doados à manutenção da igreja como forma de garantir que a sua obra continue ajudando cada vez mais pessoas, por meio da partilha da palavra.
Quem deve administrar o dízimo?
DÍZIMOS E OFERTAS DEVEM SER ADMINISTRADOS PARA SUSTENTO DOS VOCACIONADOS.
Quem foi o primeiro homem a dizimar?
A primeira menção distinta da palavra “dízimo” na Bíblia encontra-se no primeiro livro do Velho Testamento. Melquisedeque, rei de Salém e sacerdote do Deus Altíssimo, saiu ao encontro de Abraão (…) e abençoou-o, e Abraão “deu-lhe o dízimo de tudo” (Gênesis 14:20).
Quem foi a primeira pessoa que dizimou?
Abraão foi o primeiro servo de Deus a doar o dízimo a Deus, em um tempo anterior a existência de Moisés, bem antes da Lei entrar em vigor para o povo hebreu. Lembramos a carta aos Hebreus 7,2-7.
Quantas vezes a Bíblia fala sobre o dízimo?
A palavra dízimo no Antigo Testamento encontramos 32 vezes localizados em 25 versículos.
Qual é a oração do dizimista?
Senhor, fazei que eu seja um dizimista consciente, que cada dízimo que eu der, seja um verdadeiro agradecimento, um ato de amor, o reconhecimento de tua bondade para comigo. Sei que tudo que tenho de bom vem de ti: paz, saúde, amor, prosperidade, bens... Ajudai-me a dar com liberdade e justiça.
Qual é a importância de ser dizimista?
Pagar o dízimo ensina-nos a controlar nossos desejos por coisas materiais e a sermos honestos com nosso próximo. Aprendemos a acreditar que aquilo que nos foi dado, por meio das bênçãos do Senhor e de nossos próprios esforços diligentes, é o suficiente para nossas necessidades.
O que a Bíblia fala sobre dizimista?
Os israelitas foram ensinados a adorar a Deus com o dízimo, ou seja, 10% de tudo o que se produzia. Abraão já tinha esse costume (Gênesis 14:18-20), que perdurou no Novo Testamento (Mateus 23:23; Hebreus 7:2). Além dos dízimos, as ofertas também são mencionadas (Êxodo 36:3; Deuteronômio 16:17, 1 Coríntios 16:2).
Onde fala sobre o dízimo em Hebreus?
7 Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. 8 E aqui certamente recebem dízimos homens que morrem; ali, porém, os recebe aquele de quem se testifica que vive. 9 E para assim dizer, também Levi, que recebe os dízimos, pagou dízimos por meio de Abraão.
O que Paulo quer dizer em 1 Coríntios 9?
Paulo pregou sobre as preocupações dos santos de Corinto sobre o uso dos recursos da Igreja para prover suas necessidades materiais. Ele explicou que o propósito de sua pregação era trazer salvação aos filhos de Deus. Ele exortou-os a evitar o pecado, bem como ofender os outros por suas crenças religiosas.
Qual é o 5 mandamento?
5. Honra teu pai e tua mãe. Honra teu pai e tua mãe, a fim de que tenhas vida longa na terra que o Senhor, o teu Deus, te dá. Devemos honrar pai e mãe, pois são eles que nos dão a vida e nos transmitem o conhecimento de Deus.
Qual é o primeiro mandamento da lei de Deus?
Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força!
O que diz em Gênesis 22 8?
8 E disse Abraão: Deus proverá para si um acordeiro para o holocausto, meu filho. Assim, caminharam ambos juntos. 9 E chegaram ao lugar que Deus lhe dissera, e edificou Abraão ali um altar, e apôs em ordem a lenha, e amarrou seu filho Isaque, e deitou-o sobre o baltar em cima da lenha.