Qual é o princípio de Parmênides?

Perguntado por: irosa . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.7 / 5 4 votos

Para o filósofo, havia uma espécie de organização racional no universo que era infinita, uma, indivisível, imutável e imóvel. A teoria parmenidiana estava centrada no que ele chamou de “ser”. O ser das coisas era o princípio fundamental, baseado em uma espécie de ideia infinita e universal.

Seu pensamento influenciou a filosofia da antiguidade bem como a filosofia moderna e contemporânea. Sua frase mais célebre é: “O ser é e o não ser não é.”

Parmênides optou pela radicalidade da lógica. Só existe o SER, pois o NÃO-SER é o vazio, o nada e não é possível que o SER venha do NÃO-SER, uma vez que nada vem do nada. Resumindo: não há mudança. O SER É ETERNO, CONSTANTE E IMUTÁVEL.

Parmênides é um filósofo que expôs seus pensamentos através da poesia em estilo homérico, mas nem por isso deixa de usar rigorosos argumentos dedutivos em suas colocações. Parmênides é o fundador da escola de Eléia e despertou grande admiração de Platão.

Para Heraclito, o movimento e a mudança eram as únicas realidade; para Parménides, o movimento era impossível e toda a realidade consistia numa substância única, imóvel e imutável. Chegou a esta extraordinária conclusão através de uma sequência de pensamentos não menos extraordinária.

Para Parmênides, o ser é: isso significa que o ser (“aquilo que é”) é imutável e imóvel. Apenas o “ser” é a substância permanente, ou seja, em vez de identificar a essência (a arché) com algum elemento, como os filósofos anteriores fizeram, Parmênides identificou-a com o “ser”.

Parmênides postula os dois únicos caminhos possíveis para o conhecimento, o caminho do “ser” e o caminho do “não ser”, sendo que ambos os caminhos conduzem o pensamento ao conhecimento da verdade.

Para Parmênides, o devir é visto como movimento de aparência e Page 2 pouca relevância, relacionado ao mundo sensível, enquanto o ser é visto como princípio norteador do processo de unidade e imutabilidade (o ser é, mas o devir não tem direito de ser, logo o devir não é).

Defendiam a existência de uma realidade única, por isso ficaram conhecidos também como monistas, em oposição ao mobilismo. A realidade para eles é única, imóvel, eterna, imutável, sem princípio ou fim, contínua e indivisível. Parmênides escreveu em forma de poema suas principais ideias filosóficas.

Heráclito defendia a ideia de um mundo contínuo, enquanto Parmênides definia um ser único, um ser imóvel.

  • On Nature
  • Poema
  • Fragments of Parmenides (1897)
  • Parménides
  • Fragmentos
  • De l'être

O princípio de tudo seria, então, um elemento infinito, porém definido: o ar. O filósofo compreendeu o ar como uma substância que permeia todos os corpos e objetos da natureza. As características de cada ser variariam, então, de acordo com a quantidade (maior ou menor) de ar que eles contivessem.

Segundo Parmênides, o ser é a única coisa pensável e exprimível, a ponto de fazer coincidir o pensar e o ser, pois não há pensamento que não exprima o ser. Ao contrário, o não-ser é de todo impensável, inexprimível, indizível e, portanto, impossível e absurdo.

Heráclito entende a partir da mudança, do não-ser, da experiência sensível e transformação, enquanto Parmênides defende a permanência, o ser, o teórico e a identidade, perspectivas distintas que ainda persistem em nosso tempo.

Em resumo, Parmênides foi um dos mais importantes filósofos pré-socráticos, que influenciou muitos filósofos posteriores com suas ideias sobre a natureza da realidade e a importância da razão para o conhecimento verdadeiro. Sua obra é uma importante fonte de reflexão para a filosofia até hoje.

Para Parmênides o ser é “incriado” e incorruptível. Se ele fosse criado deveria ter derivado de um não-ser, e isto seria absurdo, uma vez que o não-ser não é; ou então o ser viria do ser, e isto seria igualmente absurdo, porque então ele já seria.

Qual é o objeto de estudo da filosofia pré-socrática? Os filósofos desse período buscavam compreender os aspectos naturais do mundo, chamados de physis. Buscavam identificar e entender quais são os elementos primeiros, que deram origem a todas as outras coisas existentes no mundo.

Habitualmente não vemos, como Parmênides, que a verdade é que só há o ser e o não ser absolutamente não há. Não percebemos que tudo o que nomeamos não ser já é, e, portanto, nesse sentido, o não ser é somente ilusão e, sendo assim, o movimento, acontecimento que sempre supõe o não ser, é ilusão.

Outro ensino de Parmênides é a sua crença de que não se podia confiar nos sentidos, mas somente na razão. Em consequência a isso, houve um divórcio entre experiência e pensamento. O ponto relevante é que, para Nietzsche, o ensino de Parmênides foi um marco significativo em toda a história da filosofia.