Qual é o princípio ativo da nimesulida?

Perguntado por: oespinosa . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.4 / 5 10 votos

Nimesulida / ácido acetilsalicílico / outros anti-inflamatórios nãoesteroides (AINEs)

Os aintiinflamatorios esteroidais (conhecidos como corticoides) não prejudicam o rim, mas podem ter outros efeitos colaterias relacionados ao seu uso.

Olá! A princípio seria uma substituição possível. Ambos medicamentos são analgésicos e Anti-inflamatórios.

Todos tem a mesma eficácia. Quando prescrito os médicos escolhem a medicação com menor efeito colateral de acordo com as comorbidades que o paciente tem.

Nimesulida é indicado para o tratamento da dor e dos processos inflamatórios de tendões, ligamentos, músculos e articulações devido a traumatismos como: torções, contusões e distensões. Nimesulida é indicado como auxiliar no tratamento de osteoartrite e artrite reumatoide.

A fórmula do genérico é a mesma do remédio original, com o mesmo princípio ativo, concentração e ação no organismo. A diferença é que não pode ter marca - a embalagem deve apresentar apenas o princípio ativo que está na fórmula, como Paracetamol ou Ácido acetilsalicílico, por exemplo.

De acordo com a endocrinologista, uma forma de diminuir o uso de anti-inflamatórios é substituí-los por analgésicos como dipirona ou paracetamol, por exemplo.

Eis a relação como os sete mais poderosos antibióticos naturais.

  • Cúrcuma. Para muitos, nenhum outro alimento tem atividade antibiótica maior que a cúrcuma (açafrão-da-terra). ...
  • Limão. A elevada percentagem de potássio e vitamina C do limão faz com que seja um forte antibacteriano. ...
  • Mel. ...
  • Alho. ...
  • Cebola. ...
  • Gengibre. ...
  • Alecrim.

Chá de gengibre, limão e alho
O chá de gengibre, limão e alho tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias devido à alicina, presente no alho, aos compostos fenólicos como o gingerol, chogaol e zingerona, do gengibre, e a vitamina C do limão, que ajudam a combater os sintomas de gripe ou resfriado.

Assim como a dipirona, o paracetamol é um analgésico com pouca atividade anti-inflamatória. Nesse contexto, torna-se uma opção também muito útil para pacientes com histórico de doenças renais.

O anti-inflamatório é, portanto, uma droga contra-indicada em pacientes com insuficiência renal. Outra lesão relacionada aos anti-inflamatórios é a nefrite intersticial, uma espécie de reação alérgica localizada no rim.

A sinusite normalmente causa inflamação nos seios paranasais devido ao processo infeccioso. Por conta disso, é recomendado o uso de um antiinflamatório como a nimesulida (e outros) para controle sintomático da dor.

Essas medicações não têm interação. Podem melhorar a dor.

Um anti-inflamatório vai impedir a formação de prostaglandina. Desta forma, há ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona, aumentando sua pressão arterial.

O uso regular de AINEs pode levar ao aumento da pressão arterial em pacientes normotensos ou hipertensos, sob tratamento ou não. O mecanismo no qual isto acontece ainda é desconhecido, mas pode estar relacionado com a inibição da síntese das prostaglandinas.

Não. É um anti-inflamatório não esteroidal, cujo princípio ativo é a nimesulida.