Qual é o principal símbolo da festa junina?

Perguntado por: mribeiro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.3 / 5 12 votos

Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina.

Mas afinal, o que tem na festa junina tradicional? Comidas e bebidas típicas, correio elegante, fogueira, pau-de-sebo, cadeia, quadrilha com o famoso casamento, vestimentas caipiras, músicas e decoração com bandeirinhas, são elementos que fazem dessa festa um momento tão marcante e alegre.

O Dia de São João é uma das comemorações da Festa Junina. São João Batista, na tradição cristã, anunciou a “boa-nova” (boa notícia) da vinda do Cristo, filho de Deus, salvador da humanidade, que “renovaria todas as coisas”. Foi ele também que batizou Cristo no rio Jordão.

Quando introduzida no Brasil, a festa era conhecida como festa joanina, em referência a São João, mas, ao longo dos anos, teve o nome alterado para festa junina, em referência ao mês no qual ocorre, junho.

A decoração de Festa Junina feita com bandeirolas e balões, a fogueira e os fogos de artifício são itens que caracterizam o ambiente da festa junina. Existem ainda algumas brincadeiras e práticas às quais os convidados são submetidos: pau-de-sebo, lavagem dos santos, correio elegante, casamento caipira e outros.

Comemorados tradicionalmente durante o mês de junho, por isso o nome “festas juninas”, os festejos estão diretamente relacionados às festividades pagãs realizadas na Europa no solstício de verão, que ocorre em junho no hemisfério norte, segundo explicam professores de história do Centro Paula Souza (CPS), uma autarquia ...

A tradicional fogueira de São João simboliza o anúncio do nascimento de João Batista, primo de Jesus Cristo e um dos principais santos da igreja católica.

A fogueira – criada desde os tempos mais antigos para agradecer pela fertilização da terra e pelas fartas colheitas. Além disso, por manifestar tanto o bem quanto o mau; o bem por representar a criação, a luz, e o mau por ser um elemento destruidor.

Segundo a Igreja Católica, São João é na verdade João Batista. O personagem bíblico é considerado pela crença o precursor de Jesus e o último dos profetas. João Batista anunciou a chegada de Jesus Cristo e o batizou nas águas do Rio Jordão. Sua mãe, Santa Isabel, e Maria Mãe de Jesus seriam primas.

A dança em si representa a realização da festa de casamento. Essa tradição tem como objetivo homenagear Santo Antônio, o santo casamenteiro. Além do noivo e da noiva, outros personagens tradicionais fazem parte do roteiro da quadrilha: o padre, o pai da noiva, o juiz e o delegado.

Fogueira, balões, bandeirinhas, roupas e comidas tornaram-se ícones da tradicional festa popular. Confira as dicas de brincadeiras, músicas e comidas típicas que não podem faltar na Festa Junina em casa.

A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.

A Festa Junina é uma manifestação única da identidade brasileira, sendo uma oportunidade de preservar tradições, valorizar a cultura local e fortalecer os laços comunitários. É um momento em que as pessoas se reúnem para celebrar, dançar, saborear as comidas típicas e se divertir.

A fogueira simboliza a proteção dos maus espíritos, que atrapalhavam a prosperidade das plantações. A festa realizada em volta da fogueira é para agradecer pelas fartas colheitas. Além disso, como a festa é realizada num mês frio, serve para aquecer e unir as pessoas em seu redor.

São João é considerado o santo mais próximo de Cristo, uma vez que, além de ser seu parente de sangue, Jesus foi batizado por João nas margens do rio Jordão. Filho de Isabel e Zacarias, João nasceu na Judeia no ano 2 a.C.. Vivendo como um nômade e pregando, conseguiu cativar as pessoas para se batizarem.

Junina: a forma correta!
Esse sufixo forma adjetivos junto a substantivos e indica relação, natureza ou origem. Portanto, junino se refere ao mês de junho. Veja exemplos: Vamos à festa junina da igreja matriz?;

Como São João é conhecido como "anunciador", o nascimento do santo também é motivo de festejos litúrgicos pela igreja. "É justamente porque ele é o personagem que anuncia imediatamente Cristo na sagrada escritura. Ele é o precursor de Jesus, no nascimento, na missão e também na morte", diz Sobrinho.

Com influência portuguesa, as Festas Juninas tinham inicialmente um forte caráter religioso, já que se homenageavam os santos São João, Santo Antônio, São Pedro e São Paulo. A tradição se tornou bastante popular no Nordeste, a princípio, onde hoje é a região com as maiores festas.

Campina Grande

Campina Grande: o berço do maior São João do mundo
Campina Grande fica na Paraíba, coração do nordeste brasileiro. É ali que a população abraça as tradições juninas como em nenhum outro lugar.

Ele é usado como forma de afugentar as aves, sendo este um hábito relativamente antigo; encontrado nos rincões do Brasil desde sua colonização; em variadas culturas.

A história conta que a fogueira queimou nas montanhas da Judeia para anunciar o nascimento de João Batista. Isabel, sua mãe, teria feito um acordo com a prima, Maria, que também estava grávida e seis meses depois deu a luz a Jesus. Pediu que acendesse uma fogueira para avisar do nascimento do sobrinho.