Qual é o principal representante do Classicismo?

Perguntado por: nalencastro . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.4 / 5 18 votos

Luís Vaz de Camões

O classicismo foi um estilo de época renascentista. O poeta Luís Vaz de Camões foi o principal representante desse estilo em Portugal.

Origem do Classicismo
Na literatura portuguesa, o classicismo tem início com a chegada do escritor português Francisco Sá de Miranda à Portugal em 1537. Ele retornou da Itália trazendo consigo modelos novos.

O que é Classicismo:
Classicismo foi um movimento de renovação artístico literário que surgiu na Itália, no século XVI, durante o movimento renascentista, que tinha o significado de renascimento das obras da Antiguidade Clássica da Grécia e de Roma.

Caracterizado pelo retorno às formas da Antiguidade Clássica e pelos temas greco-latinos, o Classicismo foi uma escola estética europeia dos séculos XV e XVI. O Classicismo foi um movimento cultural que fez parte do Renascimento europeu, durante os séculos XV e XVI.

Entre os estilos mais usados no Classicismo estão a busca pelo equilíbrio, pureza e rigor da forma, juntamente com a perfeição e o senso de proporção. É importante destacar que o tema mais comum utilizado para produzir uma obra classicista era o antropocentrismo, ou seja, a colocação do homem no centro do universo.

O Brasil não teve autores classicistas, porém teve um movimento que foi influenciado por ele de certa forma: O quinhentismo.

Também conhecido como Quinhentismo, ele surgiu após a transição humanista que marcou a mudança da Idade Média para o Renascimento. O Classicismo foi um grande movimento literário que caracterizou as transformações renascentistas, com forte influência das regras clássicas greco-latinas.

Os Lusíadas

No entanto, é o poema épico Os Lusíadas a obra de Camões mais apreciada pela crítica, que considera esse livro uma das obras literárias mais importantes da língua portuguesa.

As três grandes manifestações classicistas da Idade Moderna europeia são o renascimento, o humanismo e o neoclassicismo.

Em Portugal, o grande nome do Classicismo foi o de Luís de Camões. O poeta abraçou o conceito do antropocentrismo e de que o ser humano era capaz de explorar e conhecer novo horizontes, sem a necessidade de receber conhecimentos de uma força divina. Ele sintetizou esse pensamento na obra épica “Os lusíadas”.

Quatro séculos depois do início do trovadorismo, surge em Portugal o classicismo, também chamado de Quinhentismo por ter se manifestado no século XVI, em 1527 (pela data), quando o poeta Sá de Miranda retorna da Itália trazendo as características desse novo estilo.

Em Portugal, o Classicismo compreende o período literário do século XVI (entre 1537 e 1580). O marco inicial do movimento foi a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda à Portugal. Ali, ele se inspirou no humanismo italiano, trazendo uma nova forma de poesia: o “dolce stil nuevo” (Doce estilo novo).

Nas artes visuais, o Classicismo da Renascença é sintetizado em obras como: David de Michelangelo, no homem vitruviano, de Leonardo Da Vinci e no Palazzo Caprini de Donato Bramante de 1510. Os artistas sembre buscavam uma proporção perfeita, simetria, valorização da figura humana, perspectiva, etc.

As duas características do Classicismo são: Racionalidade e humanismo.

O Classicismo na literatura se desenvolveu em Portugal entre 1537 e 1580. O movimento teve início com a chegada do poeta Francisco Sá de Miranda ao país. Inspirado no humanismo italiano, Francisco se estabeleceu em solo português com uma nova forma de poesia que foi chamado de “dolce stil nuovo” (Doce estilo novo).

O Classicismo na Literatura Portuguesa compreende os séculos XV e XVI, e tem como principal representante o poeta Camões (sobre o qual falaremos mais em um próximo tópico).

O Neoclassicismo (novo classicismo) representa um movimento artístico e cultural que envolveu a literatura, a pintura, a escultura e a arquitetura.

O Classicismo corresponde a um movimento artístico cultural que ocorreu durante o período do Renascimento (a partir do século XV) na Europa. O nome do movimento que marca o fim da Idade Média e o início da Idade Moderna, faz referência aos modelos clássicos (greco-romano).

Ao todo, existem 14 escolas literárias no mundo e no Brasil, são elas: Trovadorismo, Humanismo, Classicismo, Quinhentismo, Barroco, Arcadismo, Romantismo, Realismo, Naturalismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré-Modernismo, Modernismo e Tendências Contemporâneas (Pós Modernismo).