Qual é o principal problema enfrentado pelos grupos quilombolas?
Os remanescentes de quilombos enfrentam problemas sérios, principalmente no que diz respeito à titulação de suas terras. Segundo pesquisa elaborada pelo Centro de Cartografia da Universidade de Brasília, das 2.228 comunidades quilombolas no Brasil, apenas 119 tiveram território regularizado até meados deste ano.
Qual é o maior desafio na atualidade das comunidades indígenas e quilombolas?
Continuam na luta pelo andamento da regularização fundiária de suas terras, a qual tem se tornado ainda mais urgente neste momento de isolamento. Pois, ter mais áreas de uso principalmente para o plantio, busca garantir a segurança alimentar e nutricional para todas/os da comunidade.
Quais os principais obstáculos enfrentados por comunidades quilombolas e indígenas no reconhecimento de suas Territoriadades?
Dentre as principais dificuldades enfrentadas por povos quilombolas e pelas comunidades indígenas para a conquista dor reconhecimento de seus territorialidades, pode-se evidenciar: A ausência de muitos desses povos do rol de povos brasileiros na Constituição federal; a falta de demarcação e fiscalização das terras de ...
Qual é o maior desafio dos quilombolas hoje?
A questão agrária segue como a maior luta das/os quilombolas que têm seus territórios como espaços fundamentais de vida, produção, luta e resistência, ao mesmo tempo em que ainda é o maior desafio e motivo de conflitos.
Quais são as principais dificuldades enfrentadas pelas comunidades tradicionais?
As comunidades e povos tradicionais enfrentam problemas de habitação, falta saneamento, luz elétrica e vias de acesso aos seus locais de moradia.
Qual a principal demanda quilombola?
As demandas dos quilombolas nas audiências públicas evidenciaram a vivência destes numa sociedade comum partilhada, sendo suas principais reivindicações no campo da educação: acesso à tecnologia, formação profissional dos jovens e adultos e acesso ao ensino superior.
Qual a situação atual dos quilombolas no Brasil?
As populações quilombolas, em geral, dependem da agricultura para sobreviver. Sem poder sair para vender seus produtos, têm sofrido também com insegurança alimentar, já que grande parte não conseguiu o auxílio emergencial do governo federal.
Quais são os principais avanços e desafios das comunidades quilombolas no Brasil atualmente?
As contradições entre a Legislação e a sua efetiva aplicação, contudo, constituem hoje o maior desafio, uma vez que a incorporação do quilombo na ordem jurídica não tem sido suficiente para alterar as práticas de expropriação e controle da terra, e com elas a situação de precariedade em que vivem os grupos negros na ...
Quais problemas as comunidades quilombolas enfrentam no meio rural?
Uma das questões mais atuais da resistência dessas comunidades é a luta pelo território. No Brasil, o número de quilombos titulados é baixo. Quilombolas enfrentam ameaças do agronegócio, da especulação imobiliária e do próprio poder público.
Quais são as dificuldades encontradas pelas comunidades quilombolas para manter as condições de estudo e de saúde da população?
Os estudos analisados evidenciaram a preocupação com a saúde dos quilombolas e suas vulnerabilidades às condições de saúde. Dificuldade de acesso a bens e serviços, predominância de doenças-crônicas, ganho de peso e um atendimento pontual e curativista são alguns dos fatores que permeiam esse grupo populacional.
Quais os principais desafios enfrentados pelos povos indígenas?
Para além dos desafios territoriais, os povos indígenas enfrentam, ainda nos dias de hoje, problemas com racismo, preconceito, violação aos direitos das mulheres indígenas, falta de acesso à saúde e serviços públicos, além da alimentação escassa e pobre em nutrientes.
Qual é a grande ameaça que os quilombos traziam para o Brasil?
Resposta verificada por especialistas
A "grande ameaça" que os quilombos traziam para o projeto colonial português era a desarticulação das suas bases econômicas, o que por sua vez ameaça a política colonial estabelecida no país e os interesses econômicos portugueses.
Quais as principais dificuldades encontradas pelos quilombolas indígenas e ribeirinhos?
As grandes extensões, a precariedade do transporte público, de comunicação e do sistema de saúde representam um desafio extra no combate ao novo coronavírus nas Terras Indígenas, Quilombolas e Ribeirinhas dessa região.
Como vivem as comunidades quilombolas nos dias de hoje?
Ainda hoje existem comunidades quilombolas que resistem à urbanização e tentam manter seu modo de vida simples e em contanto com a natureza, vivendo, porém, muitas vezes em condições precárias devido à falta de recursos naturais e à difícil integração à vida urbana e não tribal.
Quais são os desafios da educação quilombola no Brasil?
Os desafios são grandes, sendo necessário modificar a cultura escolar, que exclui a diversidade. Na representação quilombola, não é o passado que retorna. É o presente que faz aflorar a história e a ancestralidade dentro das experiências que levam à organização social.