Qual é o principal objetivo de um jogo de futebol?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 14 votos

O objetivo do jogo é deslocar uma bola através do campo para colocá-la dentro da baliza adversária, ação que se denomina golo ou gol. A equipe que marca mais gols ao término da partida é a vencedora.

Além de incentivar o desenvolvimento social e cognitivo, jogar futebol ainda ajuda a fazer amizades e ensina sobre resolução de conflitos. Em primeiro lugar, não é nenhuma surpresa que esportes e exercícios são essenciais para o desenvolvimento e crescimento de uma criança.

No jogo o objetivo é se divertir, mesmo que seja na modalidade competitiva, enquanto no esporte o principal objetivo é vencer, já que são voltados para o cunho profissional e monitorados por suas instituições.

Principais fundamentos do futebol

  1. 1 - Condução da bola. Conduzir a bola significa saber se movimentar pelo campo tendo consigo a posse de bola. ...
  2. 2 - Passe (toque de bola) ...
  3. 3 - Chute. ...
  4. 4 - Drible. ...
  5. 5 - Recepção ou domínio de bola. ...
  6. 6 - Cabeçada.

Isso é muito importante, já que o passe é o fundamento mais utilizado no futebol, e deve ser bem treinado entre os jogadores, pois, num passe que é dado com rapidez e eficiência, dificilmente o adversário pode se apoderar da bola.

Desenvolvimento motor
Como toda atividade física, a principal vantagem do futebol é o desenvolvimento motor. Portanto, a coordenação motora global, o equilíbrio, a noção espaço-temporal, a noção espacial e até mesmo o ritmo da criança são trabalhados com o futebol.

Como se trata de um componente primordial na cultura corporal de movimento espera-se que o trabalho do futebol na Educação Física escolar promova um desenvolvimento, psicomotor, físico e afetivo no indivíduo, auxiliando assim no seu processo de educação e formação de cidadão.

Através desta pesquisa entende-se que o jogo/brincadeira promovem oportunidades para a mediação no desenvolvimento de habilidades cognitivas, expressão de sentimentos, opiniões, aquisição da autonomia, internalização de regras, socialização e construção do conhecimento, pois é importante trabalhar de forma lúdica com ...

Melhora as funções pulmonar e cardíaca
Por ser uma atividade aeróbica que envolve muita corrida, o futebol melhora a respiração e oxigenação do sangue, estimulando a circulação sanguínea. Além dele também ser muito benéfico para o coração, já que melhora a resistência cardiovascular.

Os jogos e as brincadeiras tem um papel muito importante na educação infantil e para a vida de uma criança, pois ao brincar a criança espontaneamente adquire uma aprendizagem mais prazerosa, é um momento de comunicação consigo mesma buscando através de sua realidade a sua imaginação.

O conceito de jogo consiste numa atividade física ou intelectual formada por um conjunto de regras e define um indivíduo (ou um grupo) como vencedor e outro como perdedor.

Através do jogo, temos como objetivos: desenvolver capacidades físicas: agilidade, velocidade, força, equilíbrio, coordenação motora, orientação espaço-temporal. desenvolver destrezas motoras de locomoção: correr, saltar, saltitar, esquivar e suas combinações.

O conteúdo pedagógico “Jogos e Brincadeiras na Educação Física” propõe atividades que podem servir para introduzir esportes e também para trabalhar as competências socioemocionais com os alunos. No material totalmente gratuito, também há ícones sinalizando atividades que podem ser realizadas em dias de chuva.

As principais regras de futebol e suas mudanças

  • IMPEDIMENTO. ...
  • SUBSTITUIÇÃO DE JOGADORES. ...
  • PÊNALTIS. ...
  • MÃO NA BOLA. ...
  • CARA OU COROA. ...
  • GOL DE ESCANTEIO. ...
  • APLICAÇÃO DE CARTÕES. ...
  • O VAR.

O futebol é o esporte coletivo mais praticado do mundo. É disputado por duas equipes, de 11 jogadores que têm como objetivo colocar a bola entre as traves adversárias o maior número de vezes sem usar mãos e braços. Esse objetivo é chamado gol ou golo.

Confira a análise de Alexandre Reame sobre as 7 regras do futebol que podem, e devem, ser aplicadas nos investimentos:

  1. Ter uma estratégia. ...
  2. Conhecimento do jogo. ...
  3. Diversidade de jogadas. ...
  4. Ter paciência e disciplina. ...
  5. Ter um bom técnico. ...
  6. Se defender, mas não deixar de atacar. ...
  7. Não se acomodar.

Charles Miller

O esporte chegou ao Brasil em 1894, trazido por Charles Miller, um jovem filho de ingleses que chegou a São Paulo após realizar seus estudos na Europa. Charles trouxe consigo bolas e as regras para a prática do futebol no país.

De acordo com os educadores físicos do Hospital Albert Einstein , a prática do futebol auxilia no aumento da capacidade cardiorrespiratória e potência aeróbica. O esporte também fortalece a musculatura, especificamente da coluna e das pernas.

ética esportiva; obediência às regras; respeito com o adversário e os colegas.

Fazer atividades físicas contribui na prevenção de doenças crônicas, controle de peso e diabetes, evita perda óssea, diminui a pressão arterial e as chances de doenças cardiovasculares, controle de colesterol e condicionamento físico.