Qual é o principal objetivo das Boas Práticas?

Perguntado por: dfogaca . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 12 votos

O que são Boas Práticas? São práticas de higiene que devem ser obedecidas pelos manipuladores desde a escolha e compra dos produtos a serem utilizados no preparo do alimento até a venda para o consumidor. O objetivo das Boas Práticas é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados.

As Boas Práticas de Fabricação (BPF) tem como objetivo principal garantir a integridades do alimento e a saúde do consumidor e compõem um conjunto de princípios e regras para o correto manuseio de alimentos, que abrange desde as matérias -primas até o produto final (TREDICE, 2000).

Boas Práticas (BPs)
As Boas Práticas garantem que o Sistema de Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle, o APPCC, funcione de modo eficaz. As BPs fornecem as condições operacionais e ambientais básicas necessárias para a produção de alimentos seguros e saudáveis.

Uma “boa prática” pode ser definida como atividades desenhadas para atingir um resultado desejado, utilizando um conjunto de ações comprovado, recomendado e aprovado.

(2020) as Boas Práticas em serviço de alimentação têm a finalidade de garantir a segurança do produto e a segurança alimentar do consumidor, evitando surtos de doenças transmitidas por alimentos.

Significado: as boas práticas apelam para o significado, aumentam o compromisso dos estudantes com a aprendizagem. Geram contágio, desejo, vontade de aprender, aumentando assim as capacidades dos estudantes em seu próprio processo de construção da aprendizagem.

Essas práticas são importantes para zelar pela integridade física do trabalhador, com intuito de prevenir acidentes e atender a legislação.

As Boas Práticas de Manipulação são a garantia de segurança do alimento a ser consumido pelas pessoas carentes, que precisam de alimentos em quantidade suficiente e livre de contaminações.

Princípios básicos
Documentar todo procedimento feito em uma produção, a fim de haver conformidade e rastreabilidade. Verificar se as normas estão sendo seguidas, para validar o trabalho. Promover maquinário e edificações adequados, a fim de integrar produtividade, qualidade do produto e segurança do trabalhador.

As BPF, ou boas práticas de fabricação, são um conjunto de medidas que devem obrigatoriamente ser adotadas por indústrias para garantir que seus produtos estejam alinhados com as exigências sanitárias e de qualidade.

O Manual de Boas Práticas (MBP) é um documento imprescindível conforme a RDC 216 e deve ser aplicado em todos os estabelecimentos que veiculam alimentos.

Boas Práticas de Funcionamento (BPF)
Componente da Garantia da Qualidade que assegura que os serviços são ofertados com padrões de qualidade adequados. As BPF são orientadas primeiramente à diminuição dos riscos inerentes a prestação de serviços de saúde.

RDC nº 44/2009 - Dispõe sobre Boas Práticas Farmacêuticas para o controle sanitário do funcionamento, da dispensação e da comercialização de produtos e da prestação de serviços farmacêuticos em farmácias e drogarias e dá outras providências.

O manual de boas práticas deverá conter a descrição de todas as estruturas e todas as atividades realizadas pelo estabelecimento sendo uma versão fiel ao funcionamento atual do local. Ao receber uma visita da Vigilância Sanitária, o manual de boas práticas será uma das cobranças.

Boas práticas, assim como o próprio nome já diz, são técnicas que podem e devem ser aplicadas nas empresas para que melhore seu desempenho através de uma boa gestão. Podem trazer inúmeros outros benefícios, se aplicadas de forma correta, garantindo diferenciais competitivos para o negócio em questão.

boas-práticas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.