Qual é o principal objetivo da festa da congada?

Perguntado por: mgomes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Realizada anualmente, a manifestação cultural Congada tem por objetivo principal louvar seus santos protetores, os “santos dos pretos”, como São Benedito, Santa Ifigênia e Nossa Senhora do Rosário”.

Características da congada
A tradição da congada é marcada pela encenação da realeza do Congo. Entre os elementos que fazem parte da manifestação, estão: a procissão, o levantamento de bandeira, as fardas, as espadas, a coroação, a dança, a música, e os tambores e chocalhos.

A “Dança do Congo” Em Vila Bela da Santíssima Trindade, primeira capital de Mato Grosso, a Dança do Congo representa a resistência dos negros que continuaram na região após a transferência da capital do Estado para Cuiabá, em 1835.

A congada é um evento que faz parte do folclore brasileiro. Trata-se de um desfile ou procissão que reúne elementos das tradições tribais de Angola e do Congo, com influências ibéricas no que se refere à religiosidade.

A Congada ocorre em procissão ou desfile, e é marcada por cantos, danças, teatros e outras apresentações. Pode envolver entre 50, 200 ou mais integrantes, que são divididos em grupos chamados congada de cima e congada de baixo.

Dentro da celebração existem personagens representados pelos integrantes através das roupas e do seu papel na cerimônia. Na congada de cima ficam o rei, a rainha, o cacique junto aos príncipes, fidalgos e conguinhos. Na congada de baixo ficam o embaixador, o secretário e os guerreiros.

A partir de domingo, os grupos realizarão rezas e terços nas casas dos devotos. Já o desfile da grande festa do Congado acontece nos dias 9 e 10 de outubro.

Abertura da Festa do Congado 2023 acontece neste domingo (9) – Portal da Prefeitura de Uberlândia.

Ele foi criado pelos africanos escravizados, que usavam a dança e o canto para aplacar a dor e a saudade de casa. d) Onde se concentra a maioria dos grupos de Congado? Na região Sudeste, especialmente em Minas Gerais.

Festas na cultura afro-brasileira
Muitas festividades populares no país também têm influência da cultura africana, como o Carnaval, a Festa de Iemanjá (2 de fevereiro), o Bumba-meu boi, a Folia de Reis e a festa de São Benedito.

O congo do Espírito Santo é uma tradição de louvor a São Benedito que une elementos de origem negra, indígena e cristã. Segundo a lenda, em meados do século XIX, um navio negreiro naufragou na costa do Espírito Santo, e os escravos, amontoados no convés, rezavam a São Benedito, pedindo por um milagre que os salvasse.

Significado de Congo
substantivo masculino Indivíduo dos congos, grupo étnico banto, habitante das margens do rio Zaire, na Angola; bacongo. [Geografia] Nome comum da República do Congo, país localizado na região centro-oeste do continente africano.

Dança Africana e Religião
Na visão da maioria dos povos africanos, a dança é uma importante fonte de conexão religiosa. Nela, o corpo é o instrumento de ligação com o mundo dos espíritos.

O Congo Capixaba é uma manifestação cultural que acontece no Espirito Santo, tendo suas origens nos negros escravos, vindos de várias regiões da África, provavelmente, origem nos bantus, grupo etnolinguístico da África subsariana.

Hoje, segundo a pesquisadora, a congada de São Sebastião do Paraíso está inserida nas festas do natal, louvando, principalmente, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito, o padroeiro dessa festa.