Qual é o principal objetivo da educação?

Perguntado por: ugomes . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 13 votos

A finalidade da Educação, principalmente em países como o Brasil, deve ter como principais objetivos a formação humana do educando, transformando a escola em uma prática regular de vivências de cidadania, equidade, inclusão e socialização.

Art. 2º A educação, dever da família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

A educação, por si só, desempenha um papel extremamente importante na vida de cada pessoa. Além de auxiliar na construção de caráter, opiniões e raciocínio, a educação ainda é capaz de abrir inúmeras portas nos contextos pessoal e profissional, mudando a trajetória de inúmeras pessoas.

Conheça três diferentes tipos de educação

  • Educação formal. Basicamente, a educação formal é aquela em que se usa o modelo tradicional de ensino aplicado, durante muito tempo, em escolas e universidades. ...
  • Educação não formal. ...
  • Educação informal.

Ela permite o desenvolvimento dos indivíduos a partir do ensino e da aprendizagem, com a finalidade potencializar a sua capacidade intelectual, se baseando em ações associadas ao ambiente escolar, familiar e social.

A função social da escola é o desenvolvimento das potencialidades físicas, cognitivas e afetivas do indivíduo, capacitando-o a tornar um cidadão, participativo na sociedade em que vivem.

PRINCIPAIS VALORES EDUCATIVOS

  • A empatia. Ao nos colocarmos no lugar das outras pessoas em termos cognitivos e emocionais, melhoramos a capacidade para resolver conflitos e entender as opiniões dos demais.
  • A igualdade de oportunidades. ...
  • O respeito pelo meio ambiente. ...
  • O cuidado da saúde. ...
  • O pensamento crítico.

A educação é dividida em níveis e os papéis e hierarquias também são bem definidos. No Brasil, a educação formal compreende a Educação Infantil, o Ensino Fundamental e Médio, a Educação de Jovens e Adultos, o Ensino Técnico e Superior e os cursos de Pós-Graduação.

Segundo um estudo divulgado em 2017 pela Universidade de York, altos níveis de educação estão associados a uma saúde mental melhor. O motivo é que as pessoas que têm acesso à educação podem fazer mais escolhas. Logo, elas têm mais controle sobre suas vidas além de sentirem maior segurança.

A Educação é um direito fundamental que ajuda não só no desenvolvimento de um país, mas também de cada indivíduo. Sua importância vai além do aumento da renda individual ou das chances de se obter um emprego. Por meio da Educação, garantimos nosso desenvolvimento social, econômico e cultural.

Afinal, quando falamos em educação para a vida, falamos em uma jornada de conhecimento contínuo, na qual o indivíduo aprende, experimenta, empreende e se legitima ao compreender a si mesmo e o outro.

A educação positiva é um método que se baseia no respeito mútuo e desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Seu objetivo, portanto, é encorajar crianças e adolescentes a serem pessoas responsáveis, respeitosas e resilientes. Definindo em termos didáticos, ela é o meio-termo entre autoritarismo e permissividade.

A escola é apenas um dos espaços – ou instituição – em que acontece uma parte do processo educativo. Outros espaços podem ser mencionados como: família, local de trabalho, círculo de amizades, veículos de comunicação de massa.

A educação básica é formada por três etapas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. A educação superior, por sua vez, abrange os cursos sequenciais, de graduação, de pós-graduação e de extensão.

A educação, quando integral, pode ter um papel fundamental na ampliação e apuração da compreensão e da leitura de mundo, tornando-nos mais críticos e conscientes, seja em questões individuais (controle das emoções, autoconhecimento) ou sociais (respeito às diferenças, cooperação e solidariedade).

A importância da educação na vida de uma pessoa se reflete nos mais diferentes âmbitos: em sua capacidade de se relacionar, interpretar informações, lidar com suas próprias emoções, tomar decisões com senso crítico e, até mesmo, obter satisfação pessoal e profissional.

Sendo assim, é importante entender que a função básica de uma escola do século XXI é fornecer recursos que garantam conhecimentos e valores necessários à formação de um cidadão que saiba quais são seus deveres, mas, além disso, que também entenda seus direitos.

Com isso, se antes o docente era mestre, detentor e transmissor do conhecimento, hoje a relação se modifica: o papel do professor na atualidade é o de mediador do conhecimento, aquele que acompanha e orienta seu estudante no próprio processo de aprendizagem.

O Professor tem uma missão muito importante: a de ensinar. Cabe a este profissional a capacitação de aprendizado de crianças, jovens e adultos. Além de passar o conhecimento da matéria, o professor tem como tarefa avaliar os alunos por meio das correções de provas ou exercícios, e criar novos conteúdos.

Promover uma educação de qualidade para todos os alunos, levando-os a construir sua história com responsabilidade, dignidade e autonomia, contribuindo para uma sociedade mais justa, fraterna e feliz.