Qual é o principal objetivo da demografia?

Perguntado por: omarinho . Última atualização: 5 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Portanto, o objetivo da Demografia é analisar populações humanas e suas características gerais. Quais aspectos da população são o campo de estudo da Demografia?

As teorias demográficas têm como principal objetivo a análise da evolução das populações no decorrer do tempo, identificando os fatores socioeconômicos que interferem no seu crescimento e quais são os impactos desse processo no meio. As principais são: teoria malthusiana; Não pare agora...

Os principais dados e conceitos demográficos são: População: indivíduos que habitam um determinado território. Taxa de Natalidade: número de bebês nascidos. Taxa de Fecundidade: média de filhos por mulher durante seu período fértil.

A demografia é o ramo da geografia que se dedica ao estudo das populações e a relação delas com a sociedade. Por meio dos conceitos demográficos é possível entender a economia, a política, a cultura e até mesmo o desenvolvimento de uma nação.

A demografia é uma área do conhecimento da Geografia, mais especificamente das aplicações de ciências sociais.

A importância do estudo da demografia consiste no fato da população ser um elemento político essencial que caracteriza uma sociedade e que, conseqüentemente, tornam-se necessários compreender a fim de tornar possível o planejamento econômico, social, cultural ou político.

A coleta de todos os dados demográficos de uma região não estaria completa se não forem incluídos os indicadores de potencial de consumo. Esses indicadores são importantes para comparar regiões com setores saturados ou com oportunidades ainda intocadas.

Thomas Robert Malthus

Thomas Robert Malthus (Rookery, perto de Guildford, condado de Surrey, 13 ou 14 de fevereiro de 1766 — Bath, 23 de dezembro de 1834) foi um clérigo anglicano, economista e matemático, iluminista britânico, considerado o pai da demografia, por sua teoria de controle do aumento populacional, conhecida como malthusianismo ...

As principais teorias demográficas que abordam o ritmo de crescimento populacional são a malthusiana, a neomalthusiana, a reformista e a de transição demográfica.

QUESTÃO 9 Qual a principal premissa das políticas demográficas no Brasil? Ocupar o território brasileiro por inteiro.

O termo demografia vem do grego dêmos = população e gráphein = estudo, e foi utilizado pela primeira vez em 1855, pelo belga Achille Guillard, em sua obra intitulada “Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada”.

A primeira fase do processo de transição demográfica é a pré-transição, quando a população se encontra em um estágio de equilíbrio entre as taxas de natalidade e mortalidade. Entretanto, esse equilíbrio se dá por meio da elevação dessas taxas. Ou seja, à medida que nascem muitas pessoas, muitas também morrem.

Atualmente, a população brasileira é de 190.732.694 habitantes (dados do IBGE no censo de 2010) e, segundo as avaliações, deverá atingir 228 milhões de habitantes até o ano de 2025.

A formação de demógrafos no Brasil, ao longo do tempo, combinou várias formas de ensino: cursos de sensibilização, de curto prazo; disciplinas em programas de outras áreas de conhecimento; cursos de especialização; e programas de mestrado e doutorado.

A segmentação demográfica divide o mercado em parcelas menores e mais específicas, tendo como base dados sobre a população em comum.

Inúmeros fatores influenciam o crescimento populacional, mas os principais são natalidade, migração, qualidade de vida, geração de empregos e desenvolvimento social.

Além disso, os censos demográficos são fontes secundárias de dados quando são usados como denominador de diversos indicadores (taxas, proporções, razões) de saúde como taxas de mortalidade, incidência e prevalência de doenças, acidentes e violência, prevalência de fatores de risco e sequelas de acidentes e violência e ...