Qual é o principal objetivo da contabilidade?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Ela trata de uma ciência social, mas qual o objetivo da contabilidade? Tem como objetivo os estudos dos patrimônios, dos bens, direitos e obrigações para empresas, públicas ou privadas, e pessoas físicas e jurídicas.

Resposta verificada por especialistas
Diversos são os objetivos da contabilidade , podemos observar que o objetivo central da contabilidade é fornecer informações estruturadas no âmbito contábil de modo que possibilite o usuário a tomar decisões gerenciais adequadas .

A Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade.

A contabilidade é essencial para a organização da situação financeira de uma empresa, pois ela realiza um planejamento com todas as etapas necessárias, levando em conta um determinado modelo de negócio para que assim consiga oferecer os resultados esperados.

O que é contabilidade moderna
A contabilidade moderna, também conhecida como contabilidade digital, nada mais é do que utilizar tecnologia e programas de software de contabilidade para sistematizar seu acompanhamento financeiro.

Qual a diferença entre objeto e objetivo da contabilidade? Enquanto o objeto da contabilidade trata apenas que o objeto da contabilidade é o patrimônio, o objetivo é o de fornecer informações fidedignas da situação desse patrimônio para os usuários. Não importa se a entidade tem ou não fins lucrativos.

Os princípios são: o da entidade, o da continuidade, o da oportunidade, o do registro pelo valor original, o da competência e o da prudência.

A contabilidade gerencial é uma área em que os contadores atuam de maneira mais colaborativa na gestão empresarial, utilizando dados financeiros para produzir relatórios que auxiliam no processo de tomada de decisão.

Registrar todas as movimentações financeiras de um negócio é a principal função de um profissional de Ciências Contábeis. Essas informações são inseridas em demonstrativos financeiros e balanços patrimoniais onde deve constar todos os ativos da empresa, custos, despesas e outros dados nesse sentido.

Contudo, a contabilidade em sua verdadeira essência tem o papel de promover a eficiência da gestão da sua empresa, através das ferramentas e dados contábeis proporcionados. Ou seja, a contabilidade precisa estar alinhada à gestão do seu negócio, trabalhando de forma conjunta ao desenvolvimento da empresa.

A contabilidade pode ser dividida em contabilidade financeira e empresarial. A contabilidade financeira compreende todas as operações de pagamentos entre a empresa e o exterior (por exemplo, compras e vendas, operações bancárias) e que permite a realização do balanço anual para fins fiscais e comerciais.

Quais são os principais Relatórios da Contabilidade?

  • Balanço Patrimonial (BP): ...
  • Demonstração do Resultado do Exercício (DRE): ...
  • Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados (DLPA): ...
  • Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR): ...
  • Demonstrativo do Fluxo de Caixa (DFC): ...
  • Demonstrativo do Valor Adicionado (DVA):

A Contabilidade surgiu há 2.000 a.C com a necessidade controlar o patrimônio. Os primeiros exemplos de contabilização foram encontrados na Suméria e Babilônia, que hoje é nomeado Iraque, também no Egito e China. Sua evolução foi lenta até o aparecimento da moeda.

Os usuários da contabilidade são os grupos de pessoas que possuem interesse em avaliar a situação patrimonial de uma empresa.
...
Podemos considerar:

  • Administradores;
  • Proprietários, acionistas ou investidores;
  • Contadores e Auditores internos;
  • Outros funcionários.

– a contabilidade é mantida para a empresa como uma entidade identificada, registrando os fatos que afetam o seu patrimônio e não o de seus titulares, sócios ou acionistas.

Resumidamente, temos quatro técnicas: escrituração, demonstrações contábeis, auditoria e análise das demonstrações contábeis.

Contabilista é uma descrição mais ampla do que contador. Todo contador é um contabilista pois atua em Ciências Contábeis, porém nem todo contabilista é um contador. Técnicos e contadores realizam trabalhos diferentes.

Luca Bartolomeo de Pacioli, “O Pai da Contabilidade”. Nasceu em Sansepulcro em Itália no ano de 1445.

O objeto da contabilidade é o patrimônio (bens, direitos e obrigações) das entidades. Ela tem como objetivo controlar o patrimônio e como finalidade fornecer informações aos seus usuários ( pessoas físicas ou jurídicas que, direta ou indiretamente, tenham interesse na avaliação e no desenvolvimento da entidade.

As palavras finalidade e objetivo são sinônimos, e podem ser utilizadas da mesma forma em quase todas as suas aplicações. Normalmente, em trabalhos científicos, pede-se que o pesquisador estabeleça os objetivos do que está se desenvolvendo. Da mesma forma em um plano de negócio.

Objetivo pode ser um adjetivo ou um substantivo e significa o fim que se deseja atingir, a meta que se pretende alcançar ou o que é relativo ao objeto, que é concreto e existe independentemente do pensamento.